O apresentador
Faustão, de 75 anos, passou por
dois transplantes, de fígado e rim, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde está internado desde 21 de maio. De acordo com informações da colunista Keila Jimenez, do ‘Hoje em Dia’, ambos os órgãos foram doados por um membro da família do comunicador.
A família chegou a cogitar a realização das cirurgias nos Estados Unidos, onde há especialistas em transplantes duplos, mas optou por realizar os procedimentos no Brasil.
O fígado foi transplantado na quarta-feira (6) e o rim no dia seguinte (7). A decisão de separar as datas partiu da equipe médica, devido à complexidade do caso.
Ainda segundo a colunista, Faustão permanece entubado e em recuperação na UTI, sem previsão de alta hospitalar.
Saúde de Faustão
No dia 5 de agosto de 2023,
Faustão foi internado com
insuficiência cardíaca e acabou
apresentando piora no quadro. Por isso,
precisou entrar na fila de transplante de coração do SUS. O procedimento foi feito no dia 27 daquele mês, seguindo a ordem prioritária da Secretaria Nacional de Transplantes - o
apresentador era o segundo da fila e só pôde fazer a cirurgia após recusa do primeiro.
No dia 26 de fevereiro de 2024, após cerca de seis meses,
Faustão passou pelo transplante de rim. Ele realizou o procedimento após
agravamento de uma doença renal crônica.
Nessa quarta-feira (6), ele foi submetido a um
transplante de fígado e, um dia depois, na quinta-feira (7), ele passou por um retransplante de rim.
Atualmente, ele está internado no Einstein Hospital Israelita, em São Paulo. Em nota, a unidade informou a Itatiaia que ele foi hospitalizado no dia 21 de maio de 2025 para tratar uma
infecção bacteriana aguda com sepse. Devido à grave infecção, ele passou por cuidados especializados para estabilização do quadro de saúde.