Nesta semana em A Escrava Isaura acontecem descobertas de traição, planos de fuga, despedidas, conflitos e ameaças. Leôncio queima o testamento do pai na frente de Isaura, que decide fugir da fazenda com Miguel.
O Comendador Almeida adoece e pede perdão a Isaura e Miguel. Antes de morrer, ele dá as joias de Gertrudes para a escrava. Com a morte de Almeida, Isaura volta para o poder de Leôncio. Benedito também morre nos capítulos desta semana, após ser baleado durante fuga.
Veja resumo dos capítulos desta semana em A Escrava Isaura
Segunda-feira, 20 de outubro
Almeida descobre que Leôncio roubou o testamento. Leôncio tem medo de pegar tísica. Malvina manda Belchior chamar o tabelião. Gioconda e Tomásia temem a retaliação de Leôncio. Leôncio comemora o roubo do testamento de seu pai e planeja incendiar a casa de Tomásia. Almeida descobre que Leôncio roubou o testamento. Isaura conta a Malvina sobre o roubo do testamento.
O tabelião joga um copo de vinho em Belchior. Malvina tira satisfação com Leôncio. Rosa não aceita os conselhos de João e Joaquina. André chega a cidade e encontra Miguel. Leôncio pede a separação de Malvina. Almeida chama Leôncio no quarto. Francisco e os capangas invadem a fazenda de Tomásia. Bernardo leva um tiro. Belchior conta a Isaura que Leôncio comprou o tabelião. Malvina discute com Leôncio. Na frente de Isaura, Leôncio queima o testamento de Almeida.
Terça-feira, 21 de outubro
Isaura diz a seu pai que é hora de fugir. Leôncio queima o testamento de seu pai. Malvina desabafa com seu sogro. Benedito leva um tiro e morre. Malvina vê Leôncio beijar Isaura. Isaura mostra as cinzas do testamento para Malvina. Almeida quer vender Isaura para Miguel.
Helena ensina Rosa a escrever. Malvina conta à seu pai que o comendador não tem mais poderes sobre seus bens. Tomásia envia o corpo de Benedito para Leôncio. Rosa encontra André. Gabriel aparece na fazenda do comendador para se encontrar com Helena. Dr. Paulo examina o Almeida. O Sargento vai até a casa de Leôncio. Isaura diz a seu pai que é hora de fugir.
Quarta-feira, 22 de outubro
Rosa se insinua para André. Leôncio descobre que Miguel está na fazenda. André quer a liberdade de João e Joaquina. Almeida pede perdão à Isaura e Miguel. Henrique declara versos para Isaura. Cel Sebastião conversa com o comendador. Rosa se insinua para André. Bernardo e André se reencontram. Leôncio e Malvina discutem. Almeida diz para Isaura fugir e escapar de seu filho.
Quinta-feira, 23 de outubro
Almeida diz que vai morrer. Almeida presenteia Isaura com as jóias de Gertrudes. Leôncio vê André com Isaura. André foge para a pensão onde Miguel fica. Leôncio chama o Sargento para prender André. Helena e Rosa trocam confissões. Gioconda e Tomásia proíbem Gabriel de ir para o garimpo. Malvina puxa Isaura para conversar e a ameaça. Sargento vai até a casa de Miguel. Com. Almeida diz que vai morrer.
Sexta-feira, 24 de outubro
Comendador Almeida morre. Almeida quer falar com Leôncio. Leôncio ameaça Miguel. André foge. Leôncio promete recompensa para quem prender André. Tomásia acolhe André. Leôncio diz que vai hipotecar a fazenda. Almeida chora. Rosa está na dúvida se foge com André ou fica na casa de Sebastião. Leôncio atormenta Almeida que o amaldiçoa. Isaura e Almeida lembram de Gertrudes.
Almeida pede para dar a última volta na fazenda e pede perdão a Isaura. Leôncio não quer se despedir de seu pai. Almeida morre. Isaura se desespera e dá a notícia a Leôncio e Malvina. Contra a própria vontade, Leôncio chora. Belchior consola Isaura. Sebastião fica consternado com a morte de Almeida. Isaura tem medo porque agora Leôncio é seu dono.