Resumo ‘Escrava Isaura’, 22 a 26 de dezembro: Isaura é pedida em casamento

Confira o resumo desta semana da novela da Record

Isaura recebe pedido de casamento

Isaura aceita se casar com Álvaro como parte de um plano para fugir, contando com a ajuda de Tomásia. Branca descobre a intenção e avisa Leôncio, que passa a perseguir Isaura com mais intensidade. Tomásia chega à cidade e se surpreende ao saber do noivado, enquanto Isaura e Pedrinho sofrem constantes ameaças dos capitães-do-mato.

Com a aproximação de Leôncio, os conflitos se intensificam: ele discute com Álvaro e o denuncia à polícia. A perseguição termina em violência, com Tomásia ferindo os capitães-do-mato para proteger Isaura, que acaba se escondendo na casa de Perpétua. Leôncio, desesperado, segue ameaçando Álvaro.

Segunda-feira, 22 de dezembro

Isaura aceita o pedido de casamento de Álvaro. Paulo revela a Violeta que partirá para Minas Gerais em busca de Helena. Rosa explica a Malvina por que está completamente molhada. Tomásia recebe amigos para um jantar e decide viajar até onde Isaura está para ajudá-la a fugir.

Branca escuta a conversa entre Álvaro e Geraldo sobre a fuga de Isaura. Belchior confidencia a Flor-de-Lis que deseja ter uma mulher ao seu lado. Branca envia um telegrama a Leôncio, desmentindo a mensagem de Álvaro. Ao receber informações sobre o paradeiro de Isaura, Leôncio decide procurá-la pessoalmente.

Terça-feira, 23 de dezembro

Malvina resolve acompanhar Leôncio na busca por Isaura. Álvaro avisa Isaura sobre o dia em que ela embarcará no navio para fugir. Isaura ensina Pedrinho a escrever. Sebastião castiga Rosa. Malvina conta a Henrique que viajará para São Paulo com Leôncio.

Álvaro recebe uma mensagem de Tomásia e informa à mãe que a hospedará em sua casa. Geraldo avisa a mãe e a irmã sobre a visita de Tomásia. Sebastião desherda Henrique. Tomásia e André seguem viagem. Leôncio e Malvina se preparam para partir. Miguel sai de casa por um tempo, e os capitães-do-mato aproveitam para ir atrás de Isaura.

Leia também

Quarta-feira, 24 de dezembro

Rosa se entristece por o pai não arranjar um casamento para ela. Pedrinho e Isaura ficam acuados diante das ameaças de Martinho e Raimundo. Álvaro chega à casa de Isaura e escuta seus gritos de socorro. Miguel retorna para casa e encontra os capitães-do-mato indo embora.

Álvaro conta a Isaura que Tomásia irá visitá-lo. Leôncio chega à casa de Branca durante a viagem. Tomásia chega à casa de Álvaro e Perpétua e logo descobre que Isaura está noiva de Álvaro. Moleca retorna ao quilombo com as crianças. Álvaro avisa Tomásia que ela verá Isaura após a visita à casa de Geraldo.

Quinta-feira, 25 de dezembro

André encontra Isaura, observado por Raimundo. Isaura descobre que Leôncio está a caminho. Tomásia encontra Leôncio e Malvina na casa de Branca. Álvaro e Leôncio discutem. Sebastião presenteia Rosa com sapatos de salto alto.

André fica abatido com o noivado de Isaura. Álvaro oferece dinheiro pela liberdade dela e acaba agredindo Leôncio. Gioconda se preocupa com Tomásia. Bernardo planeja atacar o acampamento dos capitães-do-mato. Leôncio registra uma queixa contra Álvaro junto ao chefe de polícia. Raimundo e Martinho surpreendem André, Isaura e Miguel.

Sexta-feira, 26 de dezembro

Martinho agride André. Leôncio sai com o chefe de polícia à procura de Isaura. Tomásia atira nas pernas de Raimundo e Martinho. Bernardo, Henrique e Moleca seguem para o garimpo. Geraldo se declara para Malvina.

Sebastião ensina boas maneiras a Rosa. Paulo planeja matar Diogo. Desesperado, Leôncio não consegue encontrar Isaura. Perpétua esconde Isaura, Miguel e Pedrinho em sua casa. Geraldo rouba um beijo de Malvina. Leôncio chega à casa de Perpétua e ameaça Álvaro.

* As informações podem ser modificadas em função da edição das novelas.

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia

Ouvindo...