Ouvindo...

Príncipe Harry pede revisão de segurança no Reino Unido depois de ser perseguido

Príncipe Harry enviou carta à nova ministra do Interior, Shabana Mahmood, depois de ter sido perseguido por stalker

Pedido veio depois que uma mulher identificada como uma “stalker conhecida” se aproximou dele em Londres

O príncipe Harry pediu oficialmente que o RAVEC (Royal and VIP Executive Committee), órgão responsável por definir quem recebe segurança oficial no Reino Unido, reconsidere suas condições durante visitas ao país. Depois que ele abriu mão de seus deveres reais, há cinco anos, ele perdeu o direito à proteção policial oferecida para membros da Família Real.

O pedido veio depois que uma mulher identificada como uma “stalker conhecida” se aproximou dele em Londres, na Inglaterra. De acordo com o jornal The Telegraph, a mulher teria violado uma área segura de um hotel onde o príncipe estava, no dia 9 deste mês.

Leia também

Dois dias depois, a mulher foi vista próxima ao Centro de Estudos de Lesões por Explosão, no oeste de Londres, local em que Harry também esteve. Diante disso, o príncipe enviou uma carta à secretária do Interior, Shabana Mahmood, logo após a nomeação dela para o cargo.

Em maio de 2025, o Duque perdeu o recurso que movia na Justiça britânica. O pedido de revisão era justamente contra a decisão do governo de reduzir o nível de segurança financiada com recursos públicos para ele e sua família.

Em entrevista à BBC, o duque afirmou que considera “impossível” retornar ao Reino Unido com a mulher, Meghan Markle, e os filhos, Archie e Lilibet, nas atuais condições."Não vejo um cenário em que eu leve minha esposa e meus filhos de volta ao Reino Unido sem garantias de segurança”, argumentou.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.