No Natal, Prefeitura de BH destaca relação de Anitta com Presépio do Pipiripau

Presépio é patrimônio cultural e afetivo de Minas Gerais e começou a ser construído em 1906

Anitta em apresentação em BH

A Prefeitura de Belo Horizonte aproveitou o Natal para destacar uma relação inusitada entre Anitta e um patrimônio da cidade: o Presépio do Pipiripau. Por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, o órgão relembrou a história do bisavô da cantora, o senhor Raimundo Machado, criador do presépio.

“Foi ele quem criou o Presépio do Pipiripau usando sucata e peças de relógio para dar vida ao verdadeiro patrimônio cultural de Belo Horizonte”, descreve a narração do conteúdo.

Leia também

“O presépio captura o nosso olhar. Ele encanta a gente, nos traz espanto porque, de repente, os bonecos começam a se mover. De repente, a gente começa a acompanhar com o olhar as coisas e fica querendo chegar perto”, afirma o museólogo André Leandro Silva.

Confira o vídeo aqui.

Bisavô de Anitta

O bisavô paterno da cantora Anitta foi o artesão mineiro Raimundo Machado. Ele é amplamente reconhecido como o criador do Presépio do Pipiripau.

Além do presépio, o artista também participou da fundação do icônico “Pirulito” (obelisco) da Praça Sete, na capital mineira.

Presépio do Pipiripau

O Presépio do Pipiripau é uma obra monumental da arte popular brasileira iniciada em 1906. Ao longo de 82 anos, ele foi construído como um complexo cenário com 586 figuras móveis distribuídas em 45 cenas que narram a vida de Jesus Cristo integrada ao cotidiano mineiro.

Considerado patrimônio cultural e afetivo de Minas Gerais, o presépio foi tombado pelo Iphan em 1984 e hoje integra o acervo do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG. O museu pode ser visitado de quarta a sábado, com entrada permitida das 08h30 às 16h.

Para visitar

  • Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG - Rua Gustavo da Silveira, 1035, Horto.
  • Horário: as sessões ocorrem entre quarta e sábado às 10h, 11h, 14h, 15h30 e 16h30.
  • Entrada gratuita
Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia

Ouvindo...