Mariah Carey será indenizada após processo por plágio em música de Natal

Cantora foi acusada de plágio na música ‘All I Want for Christmas is You’, tradicional no período natalino

Música “All I Want for Christmas Is You” já é tradição de Natal

O processo por plágio na música “All I Want for Christmas Is You”, de Mariah Carey, foi definitivamente arquivado pela Justiça dos Estados Unidos. Além disso, a cantora recebeu 92,3 mil dólares (aproximadamente R$ 510 mil) em honorários advocatícios.

De acordo com os autores do processo, Andy Stone e Troy Powers, que são os compositores, a música que já é tradição no período natalino teria copiado a canção de mesmo nome de autoria deles. A banda Vince Vance & the Valiants, que gravou a música em 1988, pedia uma indenização de 20 milhões de dólares.

Leia também

O caso foi encerrado em março deste ano. Na ocasião, a juíza concluiu que os autores do processo não apresentaram provas suficientes para sustentar a acusação de violação de direitos autorais.

A juíza ainda argumenta que Mariah foi obrigada a arcar com custos desnecessários para responder a argumentos considerados frágeis e alegações sem respaldo factual. O total das sanções chega a 109,9 mil dólares, incluindo mais de 14 mil dólares destinados à Sony, além de valores repassados à editora e ao produtor.

Os advogados têm até o dia 5 de janeiro para explicar por que o descumprimento das regras de conduta profissional da Califórnia não deve resultar em medidas disciplinares. A ausência de resposta pode levar à aplicação de novas sanções judiciais.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.

Ouvindo...