A atriz Claudia Cardinale faleceu nesta terça-feira (23). Ícone do cinema italiano, ela era considerada uma das mulheres mais bonitas no cinema. Inclusive, sua beleza ajudou em sua carreira.
Em 1957, ela venceu um concurso de beleza e foi coroada a Moça Italiana Mais Bonita da Tunísia. O prêmio da disputa foi uma viagem à Itália, mais especificamente para o Festival de Cinema de Veneza.
A partir daí, iniciou sua carreira como atriz, conseguindo contratos para atuar no cinema italiano.
Morre atriz Claudia Cardinale
Morre Claudia Cardinale
Morreu a atriz italiana Claudia Cardinale, nesta terça-feira (23), aos 87 anos. Estrela de grandes filmes europeus, ela encantou o público nos anos 60. Entre clássicos, a atriz protagonizou filmes de Federico Felini e Luchino Visconti. A causa da morte não foi divulgada.
Icônica atriz ítalo-tunisiana, Claudia Cardinale foi uma das maiores estrelas da era de ouro do cinema europeu. Com pais sicilianos, inicialmente falava francês e árabe.
Vida pessoal
Em 1958, Claudia conheceu o produtor Franco Cristaldi, com quem teve uma relação próxima, embora nunca tenham se casado oficialmente. Ela viveu por 42 anos com o diretor Pasquale Squitieri, até sua morte em 2017. Cardinale é mãe de dois filhos: Patrick, adotado por Cristaldi, e Claudia, fruto de seu relacionamento com Squitieri.
Além de sua carreira no cinema, Claudia Cardinale também se destacou pelo seu ativismo. Desde o ano 2000, ela atuou como Embaixadora da Boa Vontade da UNESCO para a Defesa dos Direitos da Mulher. A atriz recebeu múltiplos prêmios em sua vida, incluindo o Leão de Ouro em Veneza e o Urso de Ouro em Berlim.
Filmes de destaque
Entre os filmes de destaque, Claudia Cardinale atuou em:
- O Leopardo (Luchino Visconti);
- Era Uma Vez No Oeste (Sergio Leone);
- 8½ (Federico Fellini);
- Rocco e Seus Irmãos (Luchino Visconti);
- A Pantera Cor-de-Rosa (Blake Edwards).