Celebridades e amigos se despediram da cantora e compositora
No dia 17 do mês, ela deu entrada na unidade de saúde para tratar um quadro de infecção pulmonar e crise renal, e foi submetida a uma traqueostomia — procedimento que consiste em realizar uma abertura na traqueia do paciente para que ocorra a passagem de ar entre o ambiente e os pulmões, sem passar pelas vias aéreas superiores.
Ela estava sendo acompanhada pela ex-namorada Laninha Braga e pelo produtor Paulinho Lima, que é amigo de longa data da artista. Após o anúncio da morte, Ana Maria Braga, Zezé Motta, Andréa Veiga e outros famosos lamentaram e relembraram a vida de Ro Ro pelas redes sociais.
Veja as homenagens:
Ana Maria Braga - “Com o coração apertado, recebemos a notícia da partida de Angela Ro Ro. Sua voz, tão única, não se calará com o tempo… seguirá viva em cada canção. Que permaneçam para sempre a música, o carinho e a poesia que ela deixou em nossas vidas. Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs.”
Zezé Motta - “Amiga de mais de meio século, companheira de vida e de arte. Hoje me despeço de Angela Ro Ro. Guardo comigo cada lembrança, cada encontro e cada gesto de carinho. Que ela descanse em paz, sempre irreverente, única, foi dona de um talento que era incrível. Sua voz segue ecoando no mundo e no meu coração, para sempre. Triste.”
Andréa Veiga - “Ela lutou muito, mas não deu! Leve todo seu talento! Vá em paz, você fez a diferença. Obrigada a todos que ajudaram nesse momento tão delicado.”
Dadá Coelho - “Que tristeza. A dona da voz. A gigante Ângela Rorô nos deixou. Descanse em paz, minha muito querida.”
Quem foi Angela Ro Ro?
Cantora, compositora e pianista, Angela Maria Diniz Gonsalves nasceu no dia 5 de dezembro de 1949 no Rio de Janeiro. Ela recebeu o apelido de “Ro Ro” ainda na infância por conta de sua voz rouca.
Apesar de tocar piano desde os cinco anos, a carreira musical começou na década de 1970, depois de uma viagem para a Itália, onde conheceu o cineasta Glauber Rocha. Tempo depois, ela mudou-se para Londres, na Inglaterra, onde foi faxineira, garçonete e fazia pequenas apresentações em pubs da cidade.
Em 1971 ela participou do álbum ‘Transa’, de Caetano Veloso, e começou a entrar para os holofotes. Com o icônico artista, ela tocou gaita na música “Nostalgia (That’s what rock’n roll is all about)”.
Ao voltar para o Rio de Janeiro, onde ela nasceu, Angela foi contratada pela gravadora Polygram/Polydor — atual Universal Music, e lançou seu primeiro álbum, que levou seu nome, em 1979.
Entre os
No Spotify, ela conta com mais 424 mil ouvintes mensais. A artista já foi considerada como uma das melhores vozes da música brasileira pela revista Rolling Stone, ficando na 33ª terceira colocação.
Além de manter uma carreira sólida na música, Ro Ro foi uma das pioneiras do movimento LGBTQIA+. A artista assumiu seu relacionamento com a também cantora Zizi Possi, no início da década de 80, e passou a ser uma porta-voz da luta contra o preconceito.