Ouvindo...

Milton Nascimento recebe carinho de fãs e famosos em aniversário

Cantor e compositor, Milton Nascimento completa 83 anos neste domingo

Milton Nascimento publicou mensagem de Réveillon

Milton Nascimento, um dos principais nomes da Música Popular Brasileira (MPB), completa 83 anos de vida neste domingo (26). O cantor mineiro, carinhosamente conhecido como Bituca, recebeu o carinho de fãs, amigos e famosos nas redes sociais.

Pelo Instagram, diversas gerações de artistas desejaram os parabéns ao cantor. Entre eles Roberto Frejat, Cissa Guimarães, Tiago Iorc, Paulo Ricardo e Rogério Flausino. Algumas mensagens foram compartilhadas no story do cantor.

“Viva Milton Nascimento. Esse artista ímpar que é Brasil, é Minas Gerais, mas é mais do que isso, é Milton Nascimento, uma obra que não cabe em descrições, pois é única. Seu estilo é Milton Nascimento, isso é para poucos na história da música mundial”, escreveu Frejat.

“Dia de celebrar essa lenda viva da nossa cultura, meu querido amigo Bituca! Salve Bituca, salve Milton! Parabéns, felicidade e saúde, hoje e sempre!”, desejou Cissa. “Mais bonito não há", comentou Iorc no post comemorativo do cantor.

Além dos famosos, os fãs também prestaram homenagens ao compositor. “Hoje o Brasil inteiro amanhece mais bonito porque é o dia de celebrar uma das vozes mais sagradas que o tempo já ouviu”, escreveu um.

“Merece todos os aplausos do mundo, que orgulho de dizer que o Milton é brasileiro”, deixou outro. “O melhor presente que o Brasil já ganhou é você Bituca! Te amo”, escreveu outra.

Problemas de saúde

Recentemente, o filho do cantor, o advogado Augusto Nascimento, de 32 anos, compartilhou que ele foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), uma condição grave, progressiva e sem cura, que causa complicações no quadro cognitivo.

A doença foi descoberta após uma viagem em família para os Estados Unidos (EUA). Milton Nascimento também convive com Parkinson, desde 2023. Pelas limitações, Milton se aposentou dos palcos em novembro de 2022, após uma turnê de despedida.

Em março deste ano, Augusto também falou, ao Jornal Nacional, sobre o primeiro diagnóstico do pai. “Isso [o Parkinson] vem trazendo limitações com a idade e a questão do diabetes. Só que, em paralelo, ele está feliz com a vida”, declarou.

Demência por corpos de Lewy (DCL)

A demência por corpos de Lewy (DCL) é uma doença sem cura, mas que pode ser tratada para evitar complicações no quadro, controlar os sintomas e promover melhor qualidade de vida ao paciente.

Trata-se de uma enfermidade neurodegenerativa, ou seja, que causa a deterioração e morte das células nervosas do cérebro e da medula espinhal, levando à perda irreversível de funções neurológicas, motoras e cognitivas.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.