Isabel Veloso tem diagnóstico confirmado pelo pai, que expõe arrependimento

Isabel Veloso segue internada em estado grave após transplante de medula óssea

Isabel Veloso e o pai, Joelson Veloso

Pai de Isabel Veloso, Joelson revelou, nesse sábado (3), que a influenciadora enfrenta graves sequelas após o transplante de medula óssea. Segundo ele, a influenciadora está com a Doença do Enxerto Contra o Hospedeiro (DECH) e lida com infecções graves.

Em outubro, Isabel, que está em remissão, passou por um transplante de medula óssea como parte do tratamento contra o câncer e seu doador foi o próprio pai – este é o segundo transplante que ela realiza. Porém, em novembro, ela teve complicações por conta do procedimento e precisou ser internada. Desde então, Isabel permanece no hospital.

Em longo desabafo, Joelson se mostrou arrependido pelo transplante. “A dor de ver minha filha nessa luta, esperando por respostas que demoram, nos consome. Os caminhos parecem obscuros e, muitas vezes, sentimos que nem mesmo os médicos sabem o que fazer. O arrependimento pelo transplante pesa... e hoje carregamos consequências duras”, iniciou.

Leia também

“Infelizmente a rejeição do enxerto (Doença do Enxerto contra o Hospedeiro) e infecções graves após o transplante são riscos sérios e imprevisíveis. Surgem de forma agressiva e difícil de controlar. O corpo fragilizado, e a complexidade do tratamento tornam tudo mais delicado. Mas enquanto houver vida, haverá fé. Mesmo que os olhos da medicina vacilem, seguimos acreditando no impossível. Isabel não é um caso clínico”, seguiu.

“Isabel é uma vida. É amor, é força. E ela merece todo cuidado, toda atenção e toda verdade. Ela já venceu cada dia em que escolheu lutar, em que resistiu, mesmo com dor. Já é uma guerreira, um exemplo de força, fé e amor. O simples fato de estar aqui, enfrentando tudo com coragem, faz dela uma vitoriosa. Que ela continue sendo cercada de orações, luz e cuidado. Sua história de superação é linda minha Princesa. Meu toco… te amo até a lua ida e volta… Vamos vencer em Cristo”, completou.

À Itatiaia, Michele Andreata, médica pneumologista e paliativista, explica sobre o diagnóstico. “Pacientes que passam por transplante alogênico de medula óssea têm o sistema imunológico profundamente comprometido, especialmente nos meses que se seguem ao procedimento. Isso os torna mais suscetíveis a infecções pulmonares, como pneumonias graves, além de complicações relacionadas ao próprio enxerto, como a Doença do Enxerto Contra o Hospedeiro que pode afetar o pulmão”, pontuou.

“O sangramento pulmonar também pode aparecer em cenários de infecções severas, baixa de plaquetas ou inflamações intensas, situações comuns nesse tipo de evolução pós-transplante. Portanto, existe relação entre o transplante alogênico e a predisposição a quadros pulmonares graves como os apresentados pela paciente”, acrescentou.

Vale lembrar que a jovem está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 26 de novembro, quando exames indicaram excesso de magnésio no sangue e hemorragias. Na última semana de dezembro, a influenciadora foi extubada e passou por uma cirurgia de traqueostomia. No entanto, pouco depois, Isabel foi sedada novamente.

Quem é Isabel Veloso?

Isabel Veloso ficou conhecida após revelar estar com Linfoma de Hodgkin em estágio terminal aos 17 anos e ter apenas seis meses de vida. Porém, uma gravidez anunciada posteriormente causou mal-estar com o público, que começou a duvidar do seu real estado de saúde.

A influenciadora esclareceu que era paciente em cuidados paliativos e que voltou a fazer tratamento contra a doença por conta do filho. Durante o tratamento, ela anunciou estar em remissão, surpreendendo mais uma vez seus seguidores.

“Desde que me tornei mãe não tinha sequer dimensão do quanto ia querer a vida. Tive um diagnóstico de morte, descobri que ia ser mãe sem ter certeza do meu tempo e sem ter certeza de nada”, afirmou Isabel em uma publicação nas redes sociais.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.

Ouvindo...