O filme “
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa brasileiro também disputou a estatueta com “Frankenstein”, “Foi Apenas um Acidente”, “Valor Sentimental” e “Pecadores”.
Apesar da derrota na categoria, “O Agente Secreto” sai vitorioso da premiação, tendo conquistado os prêmios de
Hamnet
Hamnet é um drama que repensa a vida doméstica de William Shakespeare (Paul Mescal) e sua esposa Agnes (Jessie Buckley), focando na trágica morte de seu filho de 11 anos, vítima da peste bubônica.
O filme explora o luto devastador da família em Stratford enquanto o autor tenta consolidar sua carreira em Londres, culminando no processo criativo doloroso que transformou a perda real do menino na obra-prima teatral Hamlet.
Melhor Filme Internacional
O filme “
Na disputa, o longa superou produções de outros países, como “Foi Apenas um Acidente” (França), “A Única Saída” (Coreia do Sul), “Valor Sentimental” (Noruega), “Sirat” (Espanha) e “A Voz de Hind Rajab” (Tunísia).
Com a conquista, o filme iguala o feito alcançado por “Central do Brasil”, vencedor da categoria na edição de 1999.
Melhor Ator em Filme de Drama
Wagner Moura alcançou um feito inédito ao se tornar o primeiro ator brasileiro a conquistar a estatueta, seguindo o marco histórico de Fernanda Torres, primeira brasileira
‘O Agente Secreto’
Ambientado na década de 1970, o longa narra a história de Marcelo, um professor universitário perseguido pela repressão da ditadura militar no Brasil.
Ele foge de São Paulo para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas. Chegando bem na semana do Carnaval, ele logo descobre que está sendo espionado pelos vizinhos.
Além do protagonista, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa e Alice Carvalho, Udo Kier, Thomás Aquino e outros fazem parte do elenco. O filme chega aos cinemas ainda este ano.
Aposta para o Oscar 2026
A Academia Brasileira de Cinema selecionou “
Sendo assim, o filme pode repetir o sucesso de “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, na premiação.
Na edição de 2025, o longa brasileiro foi indicado em três categorias —