Ouvindo...

Wagner Moura e Maria Fernanda Cândido brilham no tapete vermelho de Cannes

Os atores participaram da estreia mundial do filme O Agente Secreto, thriller político sobre a ditadura dirigido por Kleber Mendonça Filho

Wagner Moura e Maria Fernanda Cândido em Cannes

Neste domingo (18), o Festival de Cannes recebeu, Wagner Moura e Maria Fernanda Cândido, no tapete vermelho. Os atores participaram da estreia mundial do filme ‘O Agente Secreto’, novo trabalho do diretor Kleber Mendonça Filho, e foram aplaudidos de pé por cerca de 15 minutos após a exibição, Moura, Maria Fernanda e Kleber foram ovacionados pelo público presente na sala de exibições do festival.

O longa, ambientado na década de 1970, narra a história de um professor perseguido pela repressão da ditadura militar no Brasil, filme que toca em feridas históricas e se aproxima do também elogiado Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional no inicio neste ano.

Leia também

Veja o momento

Wagner Moura apareceu com um clássico terno preto e gravata borboleta, enquanto Maria Fernanda desfilou elegância com um vestido roxo longo e sofisticado. A chegada da equipe do filme ao festival foi embalada por um grupo de samba, trazendo o ritmo brasileiro para as ruas francesas.

Kleber Mendonça Filho já é um nome familiar ao público de Cannes. Ele concorreu à Palma de Ouro com Aquarius (2016) e Bacurau (2019), e exibiu fora de competição o documentário Retratos Fantasmas em 2023. Com O Agente Secreto, o diretor retorna à mostra principal com um thriller político à competição que ainda não tem favoritos claros.

Para prestigiar a estreia do filme, também marcaram presença as atrizes Camila Pitanga, Bárbara Paz e Thayna Soares, integrantes da equipe de produção, além do elenco composto por Gabriel Leone, Udo Kier, Hermila Guedes, Thomás Aquino, Alice Carvalho e Edilson Filho — além, é claro, de Wagner Moura e Maria Fernanda Cândido.

Veja fotos:

Outras estreias

Esse domingo também foi marcado por outras estreias de peso, como O Esquema Fenício, nova comédia de espionagem de Wes Anderson, estrelada por nomes como Benicio del Toro, Tom Hanks, Scarlett Johansson, Bill Murray e Mia Threapleton, filha de Kate Winslet.

Metade dos filmes em competição já foi exibida nesta 78ª edição do festival, que tem se caracterizado por narrativas intimistas e protagonismo feminino. Entre os destaques, estão: um grupo de garotas alemãs que personificam a história de seu país (‘Sound of Falling’), uma garota japonesa com um pai moribundo (‘Renoir’), o despertar homossexual de uma jovem muçulmana francesa (‘La Petite Dernière’) e a história de uma jovem mãe que é levada à loucura (‘Die, My Love’), interpretada com paixão por Jennifer Lawrence

A programação do dia também incluiu encontros com grandes nomes do cinema internacional. Nicole Kidman foi homenageada com o prêmio Women in Motion, dedicado a mulheres influentes do setor, e Guillermo del Toro participou de uma conversa sobre o papel das trilhas sonoras no cinema.

O Festival de Cannes se encerra no próximo sábado (24), com a cerimônia de premiação da Palma de Ouro.

*Sob supervisão de Felippe Drummond

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas