Ouvindo...

Faustão entrou na fila para novos transplantes em maio e seguiu critérios de gravidade; entenda

Apresentador foi submetido a dois novos transplantes — do fígado e do rim; Faustão está internado há dois meses

Faustão passou por dois novos transplantes

Fausto Silva, o Faustão, passou por dois novos transplantes nesta semana. No entanto, o apresentador entrou na fila para receber os novos órgãos em maio, no mesmo mês em que foi internado para tratar uma infecção bacteriana aguda com sepse.

De acordo com a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, Faustão foi inscrito como candidato para receber fígado e rim após apresentar insuficiência hepática e renal. Os procedimentos seguiram critérios de gravidade estabelecidos para cada órgão.

Em nota enviada à Itatiaia, a Central reforçou que o transplante duplo “segue estritamente o que é estabelecido na Lei no 9.434 de 1977 e na Resolução Estadual SS 06 de 2019, conforme princípios de equidade e igualdade do Sistema Único de Saúde (SUS).”

Vale lembrar que o comunicador também teve o coração transplantado, em agosto de 2023. Seis meses depois, em fevereiro de 2024, ele realizou o primeiro transplante de rim. Ao todo, Faustão passou por quatro transplantes, todos eles seguindo a prioridade estabelecida na legislação.

Atualmente, ele está internado no Einstein Hospital Israelita, em São Paulo. Em nota, a unidade informou a Itatiaia que ele foi hospitalizado no dia 21 de maio de 2025. Devido à grave infecção, ele passou por cuidados especializados para estabilização do quadro de saúde.

Faustão passou por quatro transplantes em um prazo de dois anos

Como funciona o fluxo do transplante?

A Central de Transplantes do Estado de São Paulo explica que pacientes que necessitam de transplante de órgãos são inseridos no Cadastro Técnico do Sistema Estadual de Transplantes de São Paulo, ou seja, na fila para o transplante na especialidade necessária.

A inscrição e a manutenção dos dados cadastrais no sistema são de responsabilidade da equipe de transplante. A gestão deste Cadastro Técnico, bem como a distribuição de órgãos, é realizada pelo Sistema Estadual de Transplantes em conjunto com o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e depende de fatores como disponibilização do órgão por meio do processo de doação, ordem cronológica, gravidade do caso e disponibilidade ou não de tratamentos alternativos, com prioridade aos casos de urgência em que há risco de morte.

Saúde de Faustão

No dia 5 de agosto de 2023, Faustão foi internado com insuficiência cardíaca e acabou apresentando piora no quadro. Por isso, precisou entrar na fila de transplante de coração do SUS. O procedimento foi feito no dia 27 daquele mês, seguindo a ordem prioritária da Secretaria Nacional de Transplantes - o apresentador era o segundo da fila e só pôde fazer a cirurgia após recusa do primeiro.

No dia 26 de fevereiro de 2024, após cerca de seis meses, Faustão passou pelo transplante de rim. Ele passou pelo procedimento após agravamento de uma doença renal crônica.

Nessa quarta-feira (6), ele foi submetido a um transplante de fígado e, um dia depois, na quinta-feira (7), ele passou por um retransplante de rim.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.