O Miss Universo pode eleger, nesta quinta-feira (20),
Olivia Yacé, de 27 anos, é
A candidata trabalha como modelo e se tornou conhecida pelas participações em concursos de beleza e projetos sociais.
Em 2021, ela participou do Miss Mundo, conquistando o terceiro lugar no concurso. Curiosamente,
Formada em marketing e gestão, Yacé atua, principalmente, em projetos sociais voltados ao empoderamento e inclusão de jovens na África. A Miss Costa do Marfim é fluente em francês, espanhol e inglês.
Já Bereniece Dickenson, de 22 anos, é uma das grandes surpresas desta edição do Miss Universo. Ela chegou a ser mencionada por Alvaro Cariolato, especialista ouvido pela reportagem no último domingo (16), como “uma das misses mais bonitas da edição”.
A candidata atua no empoderamento de jovens e no desenvolvimento comunitário. Ela estudou arquitetura e tecnologias de construção e fala várias línguas (inglês, espanhol, francês e filipino).
Caso eleita, ela também levará a primeira coroa de Miss Universo para as Ilhas Turks e Caicos.
Por outro lado, Ophély Mézino, de 26 anos, é citada por especialistas como uma das candidatas que merece destaque ou até mesmo ser eleita Miss Universo 2025.
Experiente em concursos de beleza, Ophély também competiu no Miss Mundo 2019, garantindo o segundo lugar.
Filha de mãe surda, ela é defensora dos deficientes auditivos e se utiliza desta causa para conscientizar a comunidade internacional sobre os desafios enfrentados por essa população.
Mulheres negras no Miss Universo
Apenas cinco mulheres negras venceram o Miss Universo em mais de sete décadas de concurso. A primeira a conquistar o título foi Janelle Commissiong, de Trinidad e Tobago, em 1977.
Depois dela foram eleitas Wendy Fitzwilliam, também de Trinidad e Tobago, em 1998; Mpule Kwelagobe, de Botsuana, em 1999; Leila Lopes, da Angola, em 2011; e Zozibini Tunzi, da África do Sul, em 2019.
Final do Miss Universo 2025
A grande
Vale lembrar que a TV Band foi a última emissora a transmitir o Miss Universo – que já chegou a ser exibido pela extinta TV Tupi e pelo SBT.
Em 2020, a final do concurso foi exibida pelo Youtube da organização internacional, e as edições de 2021, 2022, 2023 e 2024 não tiveram transmissão oficial no país.