O Circuito Liberdade preparou uma programação intensa e diversificada para a Semana da Consciência Negra, que ocorre de 17 a 23 de novembro. Com o objetivo de valorizar a cultura negra e promover a luta antirracista, o complexo cultural vai sediar uma série de eventos, espetáculos e oficinas, muitos deles gratuitos, com foco na produção cultural contemporânea e no resgate histórico.
A programação especial abrange diversos espaços do Circuito, reunindo artistas, intelectuais e ativistas.
Homenagem a Luiz Gama e Destaque para Mulheres Negras
Um dos pontos centrais da semana é a homenagem ao abolicionista e intelectual Luiz Gama (1830 – 1882), Patrono da Abolição da Escravidão no Brasil. A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais concentrará atividades voltadas ao resgate de figuras negras essenciais para a história nacional.
O destaque literário fica por conta de uma edição do “Sempre um Papo” que, na quarta-feira (19/11), recebe a escritora Madu Costa para debater a obra de Maria Firmina, a primeira romancista negra da América Latina.
Cultura, Ciência e Ancestralidade
A programação se estende à intersecção entre ciência e cultura. O Espaço do Conhecimento UFMG promoverá uma oficina sobre grandes invenções de pessoas pretas, como a química Alice Ball (pioneira no tratamento da hanseníase), além de contação de histórias sobre o continente africano.
A ancestralidade será celebrada em diferentes frentes:
- O Memorial Minas Gerais Vale levará o projeto itinerante Festa Ubuntu ao Afro Galpão, valorizando a produção cultural negra com show da banda Criolo de Raiz e Feira de Afroempreendedores.
- O Educativo do Palácio das Artes fará a visita temática “Modelando o Mundo – A Criação pela Mão de Obatalá”, inspirada na narrativa do orixá iorubá que molda o ser humano.
Atividades Infantis e Prêmio Zumbi
A data de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, será marcada por atrações para toda a família:
- O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal terá a contação de histórias “Djalminha e os Segredos do Fundo do Mar”, adaptada para narrar a vida de cientistas negros brasileiros, e o show “Música de Preto”, da musicista Michelle Oliveira.
- O Museu dos Brinquedos propõe o roteiro “Afrobrincar”, focado em jogos e brincadeiras tradicionais do continente africano.
Para fechar a semana, o Sesc Palladium sedia a entrega do XVI Prêmio Zumbi de Cultura na quinta-feira (20), que homenageia mais de vinte personalidades que se destacam na cultura e política negra de Minas e do Brasil. No fim de semana, o monólogo “Lótus”, ganhador do Prêmio Leda Maria Martins em 2018, aborda as experiências de mulheres no mundo contemporâneo.
A programação completa e a disponibilidade de ingressos podem ser conferidas no portal do Circuito Liberdade.