Ouvindo...

Berta Loran: hospital se manifesta sobre a morte da ex-atriz da Globo

Berta Loran morreu aos 99 anos na noite desse domingo (28)

Jô Soares entrevista Berta Loran

A atriz Berta Loran morreu aos 99 anos na noite desse domingo (28). Procurado pela reportagem da Itatiaia, o hospital onde ela estava internada no Rio de Janeiro se manifestou em nota.

“O Hospital Copa D’Or informa, com pesar, o falecimento da Sra. Berta Loran na noite de domingo (28) e se solidariza com a família, amigos e fãs por essa irreparável perda”, inicia o comunicado.

Sobre a causa da morte, o hospital destaca que “não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”.

Leia também

Nas redes sociais, famosos como Eduardo Martini e Nany People se manifestaram. “Descanse em paz dona Berta Loran e obrigado pelo legado de força, de persistência, de resistência que a senhora nos deixa! Começando a minha carreira vi um show dela onde ela cantava, sapateava, contava histórias maravilhosas e eu nunca me esqueci daquela mulher tão engraçada nos palcos! 99 anos de arte”, escreveu Eduardo.

Já Nany comentou: “Amada Mestra! Obrigada por tudo”.

Carreira

Nascida em Varsóvia, na Polônia, em março de 1926, Berta imigrou para o Brasil ainda na infância. À época, ela e sua família fugiam da perseguição contra os judeus na Europa.

Berta ganhou notoriedade no país ao participar de programas de humor, dentre eles, Planeta dos Homens, Viva o Gordo, Escolinha do Professor Raimundo, Zorra Total e Balança, Mas Não Cai.

A atriz também atuou em novelas como Guerra dos Sexos (1983), Torre de Babel (1998), Ciranda de Pedra (2008), Cama de Gato (2009), Ti Ti Ti (2010), Cordel Encantando (2011) e a Dona do Pedaço (2019) – nesta última ela fez uma participação especial como Dinorá Macondo.

No cinema, ela coleciona alguns filmes, dentre eles, O Primo do Cangaceiro (1955), A Ilha dos Paqueras (1970), O Amante da Minha Mulher (1979), A Guerra dos Rocha (2008), Até que a Sorte dos Separe 2 (2013), Amarração do Amor (2021) e Juntos e Enrolados (2022).

Ainda não há informações sobre velório e enterro. A causa da morte também não foi divulgada.

Vale lembrar que Berta vivia há meses longe dos holofotes.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.
Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.