Ouvindo...

Adeus Berta Loran: atriz nasceu em outro país e foi conquistada pelo Brasil

Na década de 1950, Berta Loran se separou do primeiro marido e naturalizou-se brasileira

Berta Loran em papéis na Globo

A atriz Berta Loran é um dos grandes nomes da comédia na televisão brasileira. Apesar de ter construído uma sólida carreira no Brasil, ela não nasceu no país e tinha outra nacionalidade.

Berta nasceu em Varsóvia, na Polônia, em 1926. A atriz foi nomeada Basza Ajs. Em 1937, aos onze anos, ela mudou-se do país e os cinco irmãos para o Brasil, fugindo do nazismo na Europa.

Leia também

A família se instalou em uma casa na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro. Ela ingressou no teatro, por incentivo do pai, que era ator e alfaiate. No início da década de 1940, passou a adotar o nome artístico Berta Loran.

Com seu primeiro marido, Suchar Hadfuss - ator judeu radicado em Buenos Aires, de 51 anos - ela viveu por dois anos em Buenos Aires. Em seguida, o casal viveu sete anos em Portugal.

No entanto, a atriz decidiu voltar ao Brasil. Na década de 1950, ela se separou do primeiro marido e naturalizou-se brasileira.

Morre Berta Loran

A atriz Berta Loran faleceu na noite desse domingo (28), aos 99 anos. Ela estava internada em um hospital em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro.

Com uma extensa carreira no teatro e na televisão, Berta se dedicou, principalmente, à comédia. Sua estreia nas telas aconteceu no programa Espetáculos Tonelux, na TV Tupi. Em 1966, recebeu um convite para trabalhar na Globo, em um programa intitulado Bairro Feliz.

Sua última atuação na televisão foi na novela A Dona do Pedaço, onde fez uma participação como Dinorá Macondo, mãe do personagem Juninho (Marco Nanini). Ainda não há informações sobre velório e enterro. A causa da morte também não foi divulgada.

Leia mais:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia