Ouvindo...

Morre atriz Berta Loran, do Zorra Total, aos 99 anos no Rio de Janeiro

Berta Loran morreu na madrugada desta segunda-feira (29)

Berta Loran morreu aos 99 anos

A atriz Basza Ajs, mais conhecida como Berta Loran, morreu aos 99 anos na noite desse domingo (28). Ela estava internada em um hospital particular em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo ator Eduardo Martini nas redes sociais.

“Descanse em paz dona Berta Loran e obrigado pelo legado de força, de persistência, de resistência que a senhora nos deixa! Começando a minha carreira vi um show dela onde ela cantava, sapateava, contava histórias maravilhosas e eu nunca me esqueci daquela mulher tão engraçada nos palcos! 99 anos de arte”, escreveu.

Famosos como Nany People também se manifestaram. “Amada Mestra! Obrigada por tudo”, disse.

Leia também

Carreira

Nascida em Varsóvia, na Polônia, em março de 1926, Berta imigrou para o Brasil ainda na infância. À época, ela e sua família fugiam da perseguição contra os judeus na Europa.

Berta ganhou notoriedade no país ao participar de programas de humor, dentre eles, Planeta dos Homens, Viva o Gordo, Escolinha do Professor Raimundo, Zorra Total e Balança, Mas Não Cai.

A atriz também atuou em novelas como Guerra dos Sexos (1983), Torre de Babel (1998), Ciranda de Pedra (2008), Cama de Gato (2009), Ti Ti Ti (2010), Cordel Encantando (2011) e a Dona do Pedaço (2019) – nesta última ela fez uma participação especial como Dinorá Macondo.

No cinema, ela coleciona alguns filmes, dentre eles, O Primo do Cangaceiro (1955), A Ilha dos Paqueras (1970), O Amante da Minha Mulher (1979), A Guerra dos Rocha (2008), Até que a Sorte dos Separe 2 (2013), Amarração do Amor (2021) e Juntos e Enrolados (2022).

Ainda não há informações sobre velório e enterro. A causa da morte também não foi divulgada.

Vale lembrar que Berta vivia há meses longe dos holofotes.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.