Ao ser atendida, Gracyanne foi aconselhada a comer mais arroz e feijão, visto que
A nutróloga Marina Rassbach, que é professora na UFOP, analisa o quadro de Gracyanne Barbosa e destaca o que ela pode fazer para reverter a situação durante sua passagem pelo reality show.
Comer 40 ovos por dia é saudável?
“Não necessariamente comer 40 ovos por dia é uma dieta balanceada para todo mundo. Uma dieta balanceada é aquela que atinge os nutrientes necessários para que você consiga viver de uma forma saudável. Todas as vitaminas e também os macronutrientes, os carboidratos, os lipídios, as proteínas para que o seu organismo atinja as necessidades diárias e fique saudável. Mas, quando a pessoa se alimenta realmente de forma desbalanceada, ou seja, com déficit de vitaminas, déficit de minerais, de nutrientes importantes para sua saúde. Aí sim o organismo dá sinais de que isso não vai bem, então a pessoa pode se sentir enfraquecida e a longo prazo pode até mesmo evoluir para um quadro de desnutrição”.
Em casos de dieta regrada, é comum vomitar ao consumir alimentos novos? Existe algum risco?
A médica explica que existem várias causas de vômito, como, por exemplo, intoxicação alimentar, intolerância à lactose ou mesmo um quadro de gravidez. “Quem sabe, né? Então existem inúmeras causas, que tem que ser investigadas, mas os vômitos podem sim representar um risco para nossa saúde. Principalmente, quando são vômitos que a gente chama de incoercíveis, aqueles em que a pessoa não para de vomitar, não é um quadro alto limitado”, esclarece.
“Se ela vomita todos os dias durante uma semana ou mais isso pode sim representar um risco para a saúde dela, não só um risco de desnutrição, mas principalmente um risco iminente grave de um distúrbio que se chama distúrbio hidroeletrolítico. É a falta do sódio, do potássio, que se perde ali no vômito. Então caso isso aconteça com a participante do BBB sugiro, inclusive, a interromper o programa para que ela seja submetida a tratamentos médicos. Não dá para uma pessoa ficar vomitando o tempo todo sem tomar um soro e repor esses eletrólitos”, acrescenta.
Como melhorar a sensação de fome constante?
“Sugiro que a participante foque, principalmente, nas comidas ricas em fibras, que dão muito saciedade e também nas proteínas. Esses alimentos são os que dão mais saciedade e podem mitigar essa sensação de fome.”
Comer apenas arroz e feijão é o suficiente?
"É difícil julgar a conduta do colega médico, porque eu não estou atendendo a paciente diretamente nesse momento. Eu não sei o que eles conversaram. De repente, ela falou que o único alimento que ela tolera sem vomitar é o arroz e o feijão. Nesse caso, seria uma recomendação adequada, no entanto, se o paciente tiver algum transtorno alimentar, como, por exemplo, uma síndrome do intestino irritável, a melhor opção não seria o arroz com feijão”, pontua a médica.
“O ideal quando o paciente está passando mal, vomitando. É tentar, principalmente, se hidratar muito bem para evitar a desidratação que pode ocorrer no vômito. Procurar repor aqueles sais minerais que estão perdidos durante o vômito e realmente investigar a causa. Porque, simplesmente, falar que a causa é a mudança de estilo de alimentação é uma situação delicada. Tem que ser realmente avaliado caso a caso. Então a recomendação médica no final das contas deve ser personalizada, ela deve ser direcionada de acordo com a patologia básica que está provocando aquele mal-estar, aquele vômito e aquela sensação de fome. Isso é feito de forma individualizada”, completa.