Ouvindo...

‘Graças a Deus temos isso': Fabiana Justus esclarece quimioterapia e tranquiliza seguidores

Fabiana Justus usou as redes sociais para esclarecer que está tudo bem

Fabiana Justus é filha de Roberto Justus

Fabiana Justus comentou, nesta segunda-feira (26), que essa é a semana de quimioterapia dela, deixando seguidores preocupados quanto a sua saúde.

A influenciadora contou, logo no início do dia, que tinha colocado anestésico no cateter para quando chegar ao hospital e, eles fizerem a punção, não sentir nada.

Depois, ela exibe a mensagem de uma seguidora preocupada e avisa: “Fiquem tranquilas! É a medicação de manutenção que eu tomo todo mês. São 24 ciclos, essa semana começo ciclo 13.”

Leia também

"É um remédio de manutenção que tomo. Graças a Deus temos isso. Meu médico gosta de dar isso no protocolo do caso que eu tive justamente para não ter risco de voltar [o câncer]. Graças a Deus que existe isso. É chatinho fazer isso todo mês? É, mas faz parte”, continua Fabiana, que passou da metade do tratamento.

A influenciadora acrescenta: “Em maio do ano que vem termina. É uma semana por mês. São cinco dias por mês. Eles puncionam meu cateter no primeiro dia, fica puncionado a semana toda, essa parte é chata, porque fica a agulha aqui.”

"É uma semana mais chatinha, que geralmente não marco muita coisa, porque fico mais baqueada, um pouco mais enjoada, mas vivo minha vida. Faço, inclusive, ginástica. Meu corpo até já acostumou com a medicação. No começo eu sentia mais, agora só sinto enjoo, um pouco mais de cansaço”, completa.

Fabiana encerra esclarecendo que está bem. “Tudo dentro do que eu estou fazendo desde o transplante”, diz ela.

Doença do enxerto contra hospedeiro

Fabiana Justus, de 38 anos, relatou na última semana que teve um efeito colateral após uso de corticoide para tratar o GVHD - doença do enxerto contra hospedeiro.

Após diagnóstico, Fabiana conta que iniciou uma dieta cetogênica para evitar e minimizar os impactos do uso do medicamento. Ela, que já está na fase de desmame, relatou que já diminuiu pela metade a medicação.

“Acabei inchando 1,5, 2 quilos. Não tem muito o que fazer. Não estou na dose alta, tô no desmame. Só que esse desmame tem que ser muito lento para o GVHD não voltar. O principal é controlá-lo”, disse Fabiana.

“Agora vai começar um desmame mais lento ainda! 2,5 por semana... e vamos que vamos! Importante é que estou bem, e o GVHD controlado”, encerra Fabiana sobre o assunto.

Vale lembrar que Fabiana Justus, que foi diagnosticada com Leucemia Mieloide Aguda em janeiro de 2024, entrou em remissão em junho daquele ano.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.