Ouvindo...

Atriz mineira de ‘Ainda Estou Aqui’ revela bastidores do filme e como tietou Fernanda Montenegro: ‘Difícil fingir costume’

Bárbara Luz, de 22 anos, é de BH e interpretou ‘Nalu’, filha do meio de Rubens e Eunice Paiva em ‘Ainda Estou Aqui’.

Bárbara Luz, mineira de Belo Horizonte, interpretou ‘Nalu’, em ‘Ainda Estou Aqui’, filme brasileiro indicado ao Oscar em três categorias.

Enquanto os brasileiros seguem comemorando as três indicações de “Ainda Estou Aqui” ao Oscar de 2025, incluindo a de Fernanda Torres para “Melhor Atriz”, os mineiros têm alguns representantes no longa para acompanhar.

Bárbara Luz, de 22 anos, que interpreta Ana Lúcia Paiva, apelidada por Nalu, filha do meio do casal protagonista, Rubens e Eunice Paiva, é de Belo Horizonte e filha dos atores Eduardo Moreira e Inês Peixoto, do Grupo Galpão. Em entrevista à Itatiaia, nesta sexta-feira (24), ela contou como foi a seleção para o longa e revelou a emoção de fazer parte de um elenco de Walter Salles.

“Foram muitas partes legais, os atores são espetaculares, eu também não sei fingir costume”, brincou. “Fiquei com uma sensação muito bizarra, tipo, ‘eu estou sonhando? Além disso, eu tenho muito orgulho da história do filme, porque acho que é muito importante para o nosso país. Então existe também essa satisfação de poder ajudar a contar a história da família Paiva.”

“E, assim, eu não sei fingir costume, sabe? É difícil fingir costume ao lado da Fernanda Torres e Fernanda Montenegro. Esse foi um dos períodos mais bonitos da minha vida”, afirmou.

‘Em estado de êxtase’

Bárbara, que estuda teatro na França, disse que preferiu não assistir à cerimônia de indicação. “Estava torcendo e acreditando muito, mas sou um pouco ansiosa, então, pensei em tirar uma ‘sonequinha’ para não ver”, explicou. “Quando acordei, vi um monte de mensagens e pensei, deu certo.

Os sentimentos foram escalando. “Primeiro, fiquei meio em choque, sabe? Assim, uai, o que é isso? Depois fiquei feliz e entrei em um estado de êxtase”, continuou.

Leia também

Para a atriz ser selecionada para o filme, foram três testes. Ela conta que, entre o primeiro e o segundo, ficou seis meses aguardando até ter resposta, então assumiu que não seria chamada. Contudo, eventualmente, recebeu uma mensagem da agência confirmando que ela seguiria no processo.

“O primeiro foi à distância. Fiquei muito tempo sem resposta, uns seis meses, sem saber se havia dado certo ou não. Mas, em novembro do ano passado, as meninas da minha agência me mandaram uma mensagem dizendo que rolou. Fiquei mega animada, afinal, foi um filme de Walter Salles, um diretor que eu admiro imensamente”, explicou.

Bárbara contou que fez o teste para outro personagem, sua irmã Eliana, interpretada por Luiza Kosovski na primeira fase (e Marjorie Estiano na fase adulta).

Bárbara Luz, atriz que interpretou ‘Nalu’, em ‘Ainda Estou Aqui’.

Aulas de ‘carioquês’

Durante a preparação, Bárbara contou que precisou fazer uma aula para treinar o sotaque carioquês, já que, na primeira parte do filme, os filhos de Rubens e Eunice paiva moravam no Rio de Janeiro.

“Eu morei grande parte da minha vida em BH, eu sou mineira, então o ‘uai’, ficou em mim”, brincou. “No filme, a família é paulista, mas a Nalu e os filhos mais novos, chegaram ao Rio muito cedo. Então, existe um pouco dessa fusão. Pensei que, além de tentar criar um sotaque híbrido entre o paulista e o carioca, o mais importante seria unificar. Eu fiz aulas de carioquês”.

A mineira disse que já assistiu ao filme cinco vezes e em todas elas ficou com medo dos cariocas não gostarem de sua interpretação.

“Fiquei com um medo terrível de assistir ao filme e ter um sotaque péssimo e os cariocas caírem em cima de mim. Mas tentei, tentei, e deu certo! Ainda assim, sou mineira, eu amo BH, eu amo Minas”.

Após o sucesso do filme, Bárbara disse que vem a Belo Horizonte no mês de maio e que pretende continuar atuando.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Marcello atuou na assessoria de imprensa do Conselho Regional de Psicologia. Atualmente, é editor da equipe de redes sociais da Itatiaia. Atento às novidades, Marcello é um entusiasta das tecnologias e apaixonado por redes sociais.