Rei Charles III, que assumiu o trono britânico após a
As revelações foram feitas pelo monarca para o documentário ‘Coronation Girls’, que mostra o encontro de Charles com outras 12 idosas canadenses que estiveram na coroação de Elizabeth, em junho de 1953. O grupo também marcou presença na coroação do rei, em maio de 2023.
“Eu me lembro de tudo muito bem naquela época, porque lembro que minha irmã e eu tomávamos banho à noite. Minha mãe costumava subir na hora do banho usando a coroa para praticar”, disse ele ao grupo.
Na obra, Charles ainda explica que usavam a Coroa de St. Edward apenas na coroação e depois passavam a usar a coroa imperial, que é mais leve: "É muito importante usá-la por um certo período de tempo, porque depois você se acostuma. Mas a grande com a qual você é coroado, a Coroa de Santo Eduardo, pesa 5 libras”.
Apesar de ter apenas quatro anos na época da coroação de sua mãe em 1953, ele disse que muitas de suas memórias da preparação para a cerimônia ainda estão vivas.
Coroação rei Charles III
Em 6 de maio do ano passado,
Na Abadia de Westminster, no centro de Londres, o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, líder espiritual da Igreja da Inglaterra, colocou na cabeça de Charles a coroa de Santo Eduardo. Ela não era usada desde a coroação da rainha Elizabeth (1926-2022), em 1953.
Mesmo com chuva, uma multidão acompanhou a coroação e aplaudiu o momento. Logo depois de Charles, Camilla foi coroada rainha consorte.