Rei Charles III, que assumiu o trono britânico após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, em setembro de 2022, revelou que ela usava a tradicional coroa de Santo Eduardo enquanto dava banho nele e na irmã, a princesa Anne.
As revelações foram feitas pelo monarca para o documentário ‘Coronation Girls’, que mostra o encontro de Charles com outras 12 idosas canadenses que estiveram na coroação de Elizabeth, em junho de 1953. O grupo também marcou presença na coroação do rei, em maio de 2023.
“Eu me lembro de tudo muito bem naquela época, porque lembro que minha irmã e eu tomávamos banho à noite. Minha mãe costumava subir na hora do banho usando a coroa para praticar”, disse ele ao grupo.
Na obra, Charles ainda explica que usavam a Coroa de St. Edward apenas na coroação e depois passavam a usar a coroa imperial, que é mais leve: "É muito importante usá-la por um certo período de tempo, porque depois você se acostuma. Mas a grande com a qual você é coroado, a Coroa de Santo Eduardo, pesa 5 libras”.
Apesar de ter apenas quatro anos na época da coroação de sua mãe em 1953, ele disse que muitas de suas memórias da preparação para a cerimônia ainda estão vivas.
Coroação rei Charles III
Em 6 de maio do ano passado, Charles III foi corado rei ao lado de sua esposa Camila em uma cerimônia solene que não acontecia no Reino Unido há sete décadas.
Na Abadia de Westminster, no centro de Londres, o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, líder espiritual da Igreja da Inglaterra, colocou na cabeça de Charles a coroa de Santo Eduardo. Ela não era usada desde a coroação da rainha Elizabeth (1926-2022), em 1953.
Mesmo com chuva, uma multidão acompanhou a coroação e aplaudiu o momento. Logo depois de Charles, Camilla foi coroada rainha consorte.