A MUMIA - Mostra Udigrudi Mundial de Animação - completa 22 anos de existência, trazendo uma programação diversificada para Belo Horizonte e Nova Lima. O evento, que acontece de 3 a 12 de novembro, exibirá 190 filmes de vários países no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes.
Sávio Leite, fundador da mostra e cineasta, participou do Programa Rádio Vivo deste sábado (30) e destacou a importância do evento para celebrar a produção de cinema de animação brasileira e internacional. 'É um momento muito interessante da gente celebrar essa produção em cinema de animação, tanto brasileira quanto internacional, que é uma produção muito diversa, muito criativa, que encanta muita gente’, afirma Leite.
O que é animação?
O cineasta explica que a animação não é um gênero, mas uma técnica que pode ser aplicada em diversos formatos, como documentários e ficções. ‘Animação é uma arte que demora muito tempo para ser feita. Na verdade, a gente constrói as imagens, frame a frame’, esclarece Leite, mencionando que além do desenho animado tradicional, existem outras formas de animação, como stop motion e colagem.
A mostra prioriza o cinema de animação adulto, embora também ofereça sessões infantis. Sávio Leite ressalta que a animação contemporânea aborda temas relevantes para a sociedade de uma maneira mais lúdica e acessível.
Produção brasileira em destaque
O evento também destaca a crescente produção nacional de animação. Leite menciona filmes como ‘O Menino e o Mundo’, de Alê Abreu, que foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, e ‘Uma História de Amor e Fúria’, como exemplos do potencial do cinema de animação brasileiro.
SERVIÇO:
- MUMIA
- De 3 a 12 de dezembro
- Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes
- Veja os horários no perfil do Instagram da mostra
* Esta reportagem foi produzida com auxílio de Inteligência Artificial e editada por um jornalista da Itatiaia.