Ouvindo...

Despedida do Mês da Consciência Negra tem programação cultural especial na Grande BH

Confira dicas de eventos para aproveitar neste final de semana

O último final de semana do Mês da Consciência Negra tem uma programação cultural especial na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Em 2024, o dia 20 de novembro foi celebrado pela primeira vez como feriado nacional. A data relembra a luta da população negra e propõe uma maior valorização da cultura afro-brasileira.

Festival Gira

A 2ª edição do Festival Gira promete ativar a melanina através dos tambores eletrônicos e tem como missão “unir gerações e reafirmar as ressignificações da cultura negra afro diaspórica”.

As principais atrações nacionais do evento são o rapper baiano Vandal e os cariocas Derxan e BigBllakk. Os destaques mineiros são a tradicional festa Beagrime e a Banda de Palco do Bloco Afro Magia Negra, além dos novos nomes da cena Tereza Kutaya e GN.

Serviço:

  • Quando: sexta-feira, 29 de novembro, a partir das 20h
  • Onde: Galpão 54 (R. Francisco Soucasseaux, 54 — Lagoinha)
  • Quanto: site GoFree — R$ 25 (meia) e R$ 50 (inteira)

Leia também

Palco Hip Hop

Em comemoração aos 40 anos do Hip Hop no Brasil, a Estação Juventude, em Contagem, recebe o Palco Hip Hop. A programação conta com workshops de dança, que trará aulas de Charme, Passinho de Funk e Breaking.

Além disso, o evento contará com um baile e com dois bate-papos sobre a mulher no Hip Hop e sobre as batalhas e duelos de MC’s na Grande BH.

Serviço:

  • Quando: dias 29 e 30 de novembro 2024, sexta e sábado, a partir das 10h
  • Onde: Estação Juventude (av. João César de Oliveira, 174, JK, Contagem)
  • Quanto: programação gratuita

Canjerê do Samba

Com o título “Samba que Educa: Cantando e Contando a História do Samba”, o Projeto Canjerê convida as artistas Elzelina Dóris dos Santos e Viviane Amaral para um programa educativo e cultural.

A ideia do evento, organizado pelo Instituto Casarão das Artes Negras, é conectar a música ao fortalecimento da memória e da identidade cultural do povo negro, abordando questões sociais, históricas e culturais.

Serviço:

  • Quando: sábado, dia 30 de novembro, às 18h
  • Onde: Casa Canto (Rua Augusto de Abreu, 343, bairro Boa Vista)
  • Quanto: Entrada gratuita (sujeito à lotação da casa)


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.
Leia mais