Preta Gil, de 50 anos, segue tratando o
No Instagram, Preta postou um vídeo mostrando que estava passando por uma sessão de laserterapia para tratar a condição. “Ela veio me salvar, a mucosite incomoda muito e o laser ajuda demais!”, escreveu marcando a Dra. Raquel Richelieu, cirurgiã dentista especializada em oncologia.
À Itatiaia, a estomatologista do Grupo Oncoclínicas, Dra. Renata Ferrari, explicou que além de medicamentos e hidratação, a laserterapia é uma forte aliada no tratamento da mucosite. “Ela vai atuar na recuperação celular, promovendo uma ação anti-inflamatória, de analgesia e cicatrização”, pontuou.
O que é a mucosite?
Considerada comum, a condição é responsável por causar forte incômodo nos pacientes atingidos, algo que foi relatado por ambas influenciadoras. A
"É uma complicação que impacta bastante na qualidade de vida do paciente e pode gerar adiamentos e até mesmo interrupções do tratamento oncológico”, destacou a médica. O tipo de inflamação considerado uma “reação adversa” é comum em pacientes submetidos a radioterapia em região de cabeça e pescoço e, como Fabiana e Isabel, a quimioterapia e transplantes de medula óssea.
O que causa a mucosite?
"É uma complicação que impacta bastante na qualidade de vida do paciente e pode gerar adiamentos e até mesmo interrupções do tratamento oncológico”, destacou a médica. O tipo de inflamação considerado uma “reação adversa” é comum em pacientes submetidos a radioterapia em região de cabeça e pescoço e, como Fabiana e Isabel, a quimioterapia e transplantes de medula óssea”, esclareceu.
Como tratar a mucosite?
O tratamento da mucosite depende, segundo a estomatologista do Grupo Oncoclínicas, de uma abordagem interdisciplinar que alivie os sintomas e promova a cicatrização das lesões. “Usamos estratégias como medicamentos analgésicos para dor, hidratação e nutrição adequadas, medicamentos tópicos como enxaguantes, géis e agentes protetores”, relatou a médica.
Ferrari ainda afirmou que medicamentos anti-inflamatórios e corticoides também podem ser utilizados durante o tratamento, assim como antibióticos e antifúngicos. Outro ponto que pode ajudar no tratamento da condição é a laserterapia. “Ela vai atuar na recuperação celular, promovendo uma ação anti-inflamatória, de analgesia e cicatrização”, pontuou.