Ouvindo...

Autor de Vale Tudo, Gilberto Braga morreu há três anos com doença que afeta 50 milhões de pessoas

Morte de Gilberto Braga completa três anos neste sábado (26)

Há três anos morria Gilberto Braga, um dos maiores dramaturgos da história da televisão brasileira. Ele, inclusive, foi o responsável por escrever o sucesso “Vale Tudo” (1988), que ganha um remake em 2024 atualizado por Manuela Dias.

Gilberto estava internado em um hospital do Rio de Janeiro e faleceu aos 75 anos no dia 26 de outubro de 2021. Ele apresentou complicações em decorrência do Alzheimer e sofreu uma infecção generalizada por conta de uma perfuração no esôfago.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), 50 milhões de pessoas em todo mundo possuem demência, sendo o Alzheimer responsável por 60% a 70% dos casos.

Leia também

O autor fez mais de 20 novelas, dentre elas, “Anos Dourados”, “Anos rebeldes”, “Celebridade” e “Babilônia” - sua última trama. Um dos seus maiores sucessos foi “Vale Tudo”, considerada a melhor novela de todos os tempos.

O escritor era casado com o decorador Edgar Moura Brasil, com que se relacionou por mais de quatro décadas.

Ao memória Globo, ele chegou a declarar sobre a arte de escrever: “Eu acho escrever penoso, eu sofro, me sinto julgado, sou muito exigente, não posso dizer... Há muitos escritores assim, sento, vou escrever: ‘Que bom vou escrever’. Não. ‘Que bom’, para mim, é ir à praia.”


Participe dos canais da Itatiaia:

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.
Leia mais