Há três anos morria Gilberto Braga, um dos maiores dramaturgos da história da televisão brasileira. Ele, inclusive, foi o responsável por escrever o sucesso “Vale Tudo” (1988), que ganha um remake em 2024 atualizado por Manuela Dias.
Gilberto estava internado em um hospital do Rio de Janeiro e faleceu aos 75 anos no dia 26 de outubro de 2021. Ele apresentou complicações em decorrência do Alzheimer e sofreu uma infecção generalizada por conta de uma perfuração no esôfago.
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), 50 milhões de pessoas em todo mundo possuem demência, sendo o Alzheimer responsável por 60% a 70% dos casos.
O autor fez mais de 20 novelas, dentre elas, “Anos Dourados”, “Anos rebeldes”, “Celebridade” e “Babilônia” - sua última trama. Um dos seus maiores sucessos foi “Vale Tudo”, considerada a melhor novela de todos os tempos.
O escritor era casado com o decorador Edgar Moura Brasil, com que se relacionou por mais de quatro décadas.
Ao memória Globo, ele chegou a declarar sobre a arte de escrever: “Eu acho escrever penoso, eu sofro, me sinto julgado, sou muito exigente, não posso dizer... Há muitos escritores assim, sento, vou escrever: ‘Que bom vou escrever’. Não. ‘Que bom’, para mim, é ir à praia.”