Ouvindo...

‘Vale Tudo': Aguinaldo Silva e viúvo de Gilberto Braga detonam remake de novela

Entenda por que criador da obra original é contra remakes

Gilberto Braga, Edgar Moura Brasil e Aguinaldo Silva

Os remakes de clássicos da teledramaturgia brasileira têm feito sucesso entre o público. ‘Pantanal’ e ‘Renascer’ mostram que o interesse pelas histórias ainda não passou. No entanto, nem todos são a favor de novas versões para as obras.

Próximo remake da Globo, ‘Vale Tudo’, de 1988, vem apresentando resistência de figuras importantes da versão original do folhetim. Aguinaldo Silva, um dos criadores da obra, revelou que não apoia remakes de novelas.

Leia também

“Eu sou contra remakes. A novela existe naquele momento, depende do autor, do elenco, da disposição do público para que tudo dê certo”, afirmou o dramaturgo em entrevista ao colunista Ricky Hiraoka. “Todos os remakes foram sempre menos interessantes que os originais. As pessoas que veem novelas vão ver uma Odete Roitman que não é Odete Roitman”, completou.

“Quem vai fazer Odete? Eu te confesso que se tivesse que escalar o elenco desse remake, pediria demissão. Eu não me atreveria por uma questão de respeito”, concluiu o autor.

Regina Duarte e Glória Pires participaram da versão original do folhetim

Edgar Moura Brasil, viúvo de outro criador da versão original da novela, Gilberto Braga, também desaprova a realização do remake, considerando um absurdo. “Eu acho que mexer em ‘Vale Tudo’ é um absurdo tão grande que não consigo imaginar a adaptação”, declarou o arquiteto em entrevista.

“É uma novela perfeita e os diálogos e a história são perfeitos, a direção também, bem como os atores e a trilha sonora. Mexer em ‘Vale Tudo’ e re-escrever é algo absurdo e cada notícia eu tomo um susto”, finalizou Edgar.

* Sob supervisão de Enzo Menezes


Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia