Pantone elege a cor do ano de 2026; resultado surpreende

O tom claro é considerado “equilibrado” em meio a um mundo acelerado

Cloud Dancer, eleita a cor do ano de 2026 pela Pantone

O Instituto de Cores Pantone anunciou nesta quinta-feira (4) a cor do ano de 2026. Os especialistas assumem a complexa tarefa de destilar as tendências globais por meio de uma única tonalidade. Para o próximo ano, a escolha é o Cloud Dancer, um tom de branco descrito como “ondulante e equilibrado, imbuído de uma sensação de serenidade.”

Como autoridade líder em cores, o Pantone Color Institute procura uma tonalidade que seja uma resposta ao domínio da tecnologia sobre a vida diária e à consequente “sociedade frenética”.

Em entrevista à CNN, Leatrice Eiseman, diretora executiva do instituto, explicou que a cor representa uma “influência calmante”, incentivando a redescoberta do “valor da consideração comedida e da reflexão tranquila.”

  • Novos Começos: A cor branca é historicamente associada à pureza, e o Cloud Dancer especificamente “significa nosso desejo por um novo começo” e é ligado a “novos inícios,” segundo Eiseman.
  • Equilíbrio: O tom foi escolhido por seu “equilíbrio igual de subtons frios e quentes.” A vice-presidente do instituto, Laurie Pressman, destacou que optar por um branco mais “otimamente brilhante” teria conferido um ar de “esterilidade e isolacionismo” — uma frieza que o Cloud Dancer cuidadosamente evita.

Tendências na moda e design de interiores

A escolha da Pantone não é apenas teórica; ela se manifesta em tendências de estilo e design.

Na Moda, enquanto o branco sempre foi onipresente, o Cloud Dancer se traduz em silhuetas esvoaçantes e tecidos naturais, como penas. Essas tendências já foram vistas em passarelas e tapetes vermelhos.

No Design de Interiores, o tom oferece “clareza sem frieza, estrutura sem severidade,” disse Eiseman, tornando-o um parceiro ideal para materiais naturais como madeira e pedra, trazendo uma sensação de calma e autenticidade para os espaços.

A filosofia da cor do ano

Desde 1999, o programa Cor do Ano do Pantone busca realçar como os acontecimentos culturais são expressos através da “linguagem da cor.”

Pressman ressalta que o nome da cor é “crítico,” pois ele instantaneamente evoca uma imagem na mente do público. O nome “Cloud Dancer” sugere leveza e movimento, alinhando-se perfeitamente com a sensação de serenidade e o desejo por um escape tranquilo que a sociedade moderna anseia.

O Cloud Dancer sucede o Mocha Mousse, um marrom suave e reconfortante, de 2025 e o Peach Fuzz, um tom frutado que evoca paz e serenidade, de 2024, reforçando um ciclo de cores que busca conforto e conexão em tempos de turbulência.

Leia também

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.

Ouvindo...