Ouvindo...

Brasileira é a segunda pessoa mais velha do mundo; veja lista

Saiba quem são e onde vivem as pessoas mais velhas do planeta

Monitoramento da GRG aponta quem são os supercentenários do mundo

O Grupo de Pesquisa de Gerontologia (GRG, em inglês), uma instituição global dedicada ao estudo da gerontologia, longevidade, saúde e demografia, monitora uma lista com os supercentenários ao redor do mundo. Por definição, um supercentenário é qualquer pessoa viva que tenha 110 anos ou mais.

Desde a morte de Maria Branyas Morera, da Espanha, aos 117 anos, em agosto deste ano, a lista foi atualizada, e a japonesa Tomiko Itooka, de 116 anos, é agora a pessoa viva mais velha cuja idade foi confirmada. Além disso, após o falecimento de Shi Ping, da China, aos 112 anos, em junho de 2024, John Tinniswood, do Reino Unido, tornou-se o homem mais velho do mundo com idade validada, também aos 112 anos.

Outro fato curioso é que, no ranking atualizado divulgado pelo GRG, uma brasileira se destaca como a segunda pessoa mais velha do mundo, nascida poucos dias após Itooka.

Confira abaixo o ranking das 5 pessoas mais velhas do mundo:

Rumiko Itooka, 116 anos

De acordo com GRG, Tomiko Itooka nasceu em Osaka, Japão, em 23 de maio de 1908, como a segunda filha de três irmãos. Após concluir o ensino fundamental, frequentou uma escola para meninas, onde participou do clube de vôlei.

Casou-se por volta dos 20 anos e teve sua filha mais velha aos 21, totalizando duas filhas e dois filhos. Durante a guerra, assumiu a responsabilidade de administrar um escritório japonês e criar os filhos enquanto seu marido trabalhava em uma fábrica têxtil na Coreia do Sul.

Quando mais jovem, Itooka tinha grande apreço por escalar montanhas e chegou a subir o Monte Ontake, com 3 mil metros de altitude, duas vezes. Atualmente, ela vive em Hyogo, no Japão.

Rumiko Itooka comemorando seu aniversário de 114 anos

Inah Canabarro Lucas, 116 anos

Inah Canabarro Lucas nasceu em 8 de junho de 1908, em São Francisco de Assis, Rio Grande do Sul, Brasil, embora afirme que seu aniversário é em 27 de maio. Filha de João Antônio Lucas e Mariana Canabarro Lucas, ela enfrentou dúvidas sobre sua sobrevivência na infância, devido à sua extrema magreza.

Por volta de 1928, mudou-se para Montevidéu, Uruguai, e posteriormente tornou-se freira. Retornou ao Brasil em 1930, onde lecionou português e matemática em Tijuca, um bairro do Rio de Janeiro. Na década de 1940, voltou a Santana do Livramento, onde trabalhou como professora. Atualmente, ela vive em um convento em Porto Alegre.

A brasileira Inah Canabarro Lucas é a segunda pessoa mais velha do mundo

Elizabeth Francis, 115 anos

Elizabeth Francis nasceu em 25 de julho de 1909, no estado da Louisiana, EUA. Hoje, reside na cidade de Houston, no Texas. Na década de 1970, Elizabeth gerenciou a cafeteria da estação de TV KTRK-TV, em Houston.

Francis teve uma irmã, Bertha Johnson, que viveu até os 106 anos, fazendo delas uma das duplas de irmãs mais velhas do mundo. Até fevereiro de 2021, Elizabeth contava com três netos, quatro bisnetos e dois tataranetos.

Elizabeth Francis, aos 110 anos, em 2019

Ethel Caterham, 115 anos

Ethel Caterham nasceu em 21 de agosto de 1908, em Shipton Bellinger, Hampshire, Inglaterra, sendo a segunda filha de uma família de oito irmãos. A genética novamente parece ajudar, já que uma de suas irmãs, Gladys Babilas, viveu até os 104 anos.

Aos 18 anos, Ethel embarcou em uma jornada para a Índia, onde trabalhou como babá para uma família britânica. Sua viagem de barco para a Índia durou três semanas, e ela passou três anos lá antes de retornar à Inglaterra, onde se casou e teve duas filhas.

Segundo o GRG, Ethel dirigiu até os 97 anos. Atualmente, reside em uma luxuosa casa de repouso em Ash Vale, Surrey, que possui até um jardim em sua homenagem.

Ethel Caterham tem 115 anos

Okagi Hayashi, 115 anos

Outra japonesa que integra a lista, Okagi Hayashi, nascida em 02 de setembro de 1909, era filha de um atacadista de grãos.

Na casa dos 20 anos, Hayashi casou-se com um professor de escola primária, mas manteve seu sobrenome de solteira. O casal residiu inicialmente na província de Hokkaido até o nascimento do primeiro filho, após o que retornaram a Toki. Lá, ela assumiu o negócio de atacado de grãos da família e teve um total de nove filhos.

A partir da meia-idade, Hayashi focou fortemente na saúde, consumindo regularmente suco verde caseiro e exercitando-se ao lado do marido. Mesmo na casa dos 80 anos, ela ainda desfrutava de viagens a fontes termais e jardinagem com amigas da escola.

Okagi Hayashi comemorando 113 anos

O Homem mais velho do mundo

Apesar de não integrar o topo da lista, dominada por mulheres até o 51º lugar, John Tinniswood é oficialmente o homem mais velho do mundo, de acordo com o GRG e o “Guinness Book”. Nascido em Liverpool, Inglaterra, em 26 de agosto de 1912, ele completou 112 anos recentemente. Segundo a BBC, ele mora em um lar para idosos na cidade de Southport, próxima à sua cidade natal.

John teve uma carreira sólida, ocupando cargos financeiros no Corpo de Pagamento do Exército e trabalhando como contador para a Shell e a BP. Seu prato favorito é peixe com batata frita, que ele diz comer uma vez por semana. Ele teve um único casamento, que durou 44 anos até a morte da esposa, e uma única filha.

John Tinniswood comemorando 107 anos, em 2019

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.