Ouvindo...

Após cateterismo, ex-atriz da Globo volta a hospital para investigar grave doença

A musa nos anos 80 e irmã de Luma de Oliveira, Isis de Oliveira, compartilhou em suas redes sociais, tratamento

Após cateterismo, Isis De Oliveira volta ao hospital para investigar aneurisma.

Atriz e ex-modelo brasileira, Isis de Oliveira precisou voltar a ser internada nesta sexta-feira (6). A musa nos anos 80 e irmã de Luma de Oliveira, compartilhou em suas redes sociais, alguns sintomas do “possível aneurisma”. No último dia 31 de agosto, Isis relatou ter passado por um cateterismo, que consiste na introdução de um cateter através de artérias ou veias para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas.

“Amados, bom dia. Estou voltando ao hospital. Desde que fiz o cateterismo dia 29/8 voltei pra casa sentindo muitas dores na virilha, inchaço de toda a barriga e um caroço formado no lugar do procedimento. Minha cardiologista Dra. Layla Leal quer averiguar um suposto aneurisma. Primeiro, quero agradecer a preocupação de vocês e toda a torcida! Quero que vocês saibam que, com meu jeitinho suave e a minha fé, estou indo acreditando que tudo dará certo! Meu beijo e gratidão”, disse ela.

Cateterismo

Em agosto, Isis de Oliveira, de 74 anos, compartilhou em seu Instagram que passou por um cateterismo — sendo uma introdução de um cateter nas artérias ou veias para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas. Antes do procedimento, a atriz havia passado mal, sendo encaminhada ao hospital, mas foi mandada para casa sem um diagnóstico e resolveu marcar o exame.

Esta não é a primeira vez que Isis passa por um cateterismo, ela já fez o procedimento duas vezes e também infartou duas. Em seus 70 anos, em 2020, Isis sofreu um infarto e foi submetida a uma angioplastia após os médicos constatarem uma obstrução coronariana. A atriz ficou internada por cinco dias no Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro. Sem plano de saúde, o drama da artista agora na época foi em relação à conta: ela chegou a dever R$ 150 mil ao estabelecimento.

“Não saiu como esperávamos, de acordo com a minha expectativa, mas saiu como Deus quis. Eu fiz o cateterismo, o procedimento. Tomei anestesia local, que é na virilha. Eles introduzem o cateter até o coração. O Doutor Eduardo falando tudo e eu perguntando. Chegou o momento em que perguntei se ele não ia colocar o stent. Ele disse que não, e comecei a ficar nervosa porque o que eu estou sentindo já acusou uma isquemia. Se ele não vai colocar o stent, o que vai acontecer?”, disse Isis logo depois do exame.

O stent, segundo a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde, é um pequeno dispositivo expansível de forma tubular, feito de nitinol, aço inoxidável ou liga de cromo e cobalto, inserido no interior de uma artéria.

Leia também

Polêmicas envolvendo a musa dos anos 80

Além de sofrer dois infartos em 2020, Isis de Oliveira foi socorrida pela amiga Luiza Brunet, após a modelo sofrer agressão do marido, o egípcio Hazem Roshdi. Na época, ambas combinaram um pedido de socorro. “Ela me procurou para relatar que estava sofrendo violência. Estava bem descontrolada, um descontrole mais emocional”, contou a mãe de Yasmin Brunet ao Notícias da TV.

As duas se conhecem desde os anos 1980, quando atuavam como modelos. Em 2016, Luiza denunciou o ex-marido, Lírio Parisotto, por agressão. Desde então, se mantém ativa em questões que envolvem direito e violência contra mulheres. Para ela, isso motivou a amiga a procurá-la.

A irmã de Luma de Oliveira prestou queixa na 12ª Delegacia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na época. No dia da violência, o marido teve um acesso de raiva, chutou um ventilador e ameaçou colocar fogo no apartamento do casal.

Isis de Oliveira e Cássio Gabus Mendes em Meu Bem, Meu Mal (1990); atriz acabou demitida.

“O ciclo da violência a gente já conhece. Muitas mulheres não se dão conta, porque começa sutilmente até chegar ao feminicídio, que é o último estágio. E ela já estava no processo de agressão, havia feito um boletim de ocorrência lá atrás”, lembra. Em 2017, Isis prestou queixa após ser agredida pelo marido e cortar o supercílio. Foi Luiza quem chamou a polícia. Ela também encorajou Isis a fazer a denúncia formal.

Musa dos anos 80

A atriz fez parte do programa de humor de Jô Soares e também atuou em “Sol de Verão”, “Roque Santeiro”, “O Outro”, “Que Rei Sou Eu?” e “Meu Bem, Meu Mal”. Ela é irmã de Luma de Oliveira, ex-modelo. Ísis de Oliveira foi musa nas décadas de 80 e 90, quando esteve no elenco de novelas como “Roque Santeiro” e “Meu bem meu mal”, e estampou duas vezes a capa da “Playboy”.

Em 2020, Ísis prestou queixa por violência doméstica contra o marido, o egípcio Hazem Roshdi. Ela também ganhou destaque por declarar que namorava George Clooney. Na época, seu irmão disse que ela havia sido vítima de uma tentativa de estelionato. Ele acusou uma mulher de tê-la enganado, prometendo um contrato para participação em filmes nos EUA. O suposto golpe teria levado Isis a declarar que estava namorando o astro para ganhar visibilidade.

Outra polêmica dos anos 90 envolvendo Isis, aconteceu na novela “Meu Bem, Meu Mal” que chegava ao fim na faixa das oito da Globo. A novela ficou marcada pela saída inesperada de Isis no meio da história, que acabou prejudicada e perdeu o sentido. A intérprete da socialite Mimi Toledo foi demitida acusada de faltar às gravações em dezembro de 1990. Após o desentendimento com a produção, a atriz nunca mais atuou em folhetins da emissora.

Após a rescisão do contrato de Isis, o texto de Cassiano Gabus Mendes trouxe uma indireta por meio de uma fala de Toledo, interpretado por Sérgio Viotti, que vivia o marido de Mimi na trama.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.