Ouvindo...

Grávida, Isabel Veloso publica carta aberta para o filho: ‘nunca foi culpa sua’

Influenciadora tem sofrido ataques desde que revelou não ter câncer terminal

Isabel Veloso exibe barriga de grávida nas redes sociais

Grávida de três meses, Isabel Veloso, de 18 anos, publicou uma carta aberta para o filho nesta quarta-feira (28) nas redes sociais. A influenciadora tem recebido ataques desde que revelou não ter câncer terminal e estar em cuidados paliativos. Ou seja, ela possui câncer avançado, sem cura, mas não se tem mais uma estimativa de vida.

“Um dia a mamãe quer olhar pra você e dizer, o quanto eu sinto por ter que sentir meus sentimentos, e falar que nunca foi culpa sua. Que todas as vezes que a mamãe se sentiu insegura e com injustiça, nunca foi pra você sentir também. Eu espero que você possa sentir somente o meu amor por você, e o quanto é amado por nossa família”, inicia.

“Mamãe também espera, um dia, viver o suficiente pra contar pra você tudo aquilo que a mamãe enfrentou, mas que se pudesse, enfrentaria tudo de novo, e de novo, e de novo, só pra você vir ao mundo. Nada do que vivi foi por acaso, e sei que Deus já havia planejado você muito antes de eu mesma nascer. Sua história foi escrita e desenhada por Ele, e já és tão amado”, continua.

Leia mais:

Leia também

A influenciadora encerra: “Que cada segundo que você passe dentro de mim, seja um segundo a mais de felicidade. Mamãe muitas vezes teve que ser corajosa, mesmo sem ter forças pra ser; e quero que você seja assim. Com uma coragem e força imensa. E sei que será, pois é isso que transmite pra mim. Eu amo você. E ninguém nunca vai entender o quanto eu amo você".

Joelson Veloso, pai de Isabel, se declarou à filha na postagem. “Te amo Princesa!! Sempre ao seu lado”, disse ele, que foi recebeu um “Te amo” de volta por parte da influenciadora.

Cuidados paliativos

Líder Nacional dos Cuidados Paliativos da Oncoclínicas Belo Horizonte, Dr. Sarah Ananda explica sobre cuidados paliativos: “São cuidados para pessoas com alto grau de sofrimento, seja potencial (diagnóstico de uma doença grave e tem uma jornada pela frente) ou real (quando o paciente está sofrendo), desde o diagnóstico, em conjunto com outros tratamentos, na fase final e se estende também ao período ao luto, com o suporte aos familiares e cuidadores”.

Analisando o caso de Isabel, Dr. Sarah Ananda opina: “A gente usa esse termo de terminalidade até para um ano”. Ou seja, como a influenciadora recebeu dos médicos uma estimativa entre quatro e seis meses de vida, o seu caso estaria dentro do prazo estabelecido pela medicina.

“O que talvez a Isabel quis dizer é que um paciente em cuidados paliativos, não é de tempo, é um paciente que está sendo acompanhado por essa abordagem, por não ter às vezes uma doença que tenha uma cura possível, mas tem o controle, e a gente não sabe a previsão de quanto tempo esse paciente vai viver. Pode ser meses, semanas ou anos. A gente tem paciente que faz acompanhamento de cuidados paliativos por vários anos, porque tem uma doença grave, que a gente consegue controlar e oferecer qualidade de vida. Talvez o que ela quis dizer foi neste sentido”, disse a médica.

“Apesar de não ter uma cura possível, ela está fazendo tudo para ter seus sintomas controlados, ficar bem, mas ela não sabe, não dá pra prever, quanto tempo de vida ela vai ter”, encerra.

Isabel foi diagnosticada com linfoma de Hodgkin em 2021, quando tinha 15 anos. Posteriormente, ela fez transplante de medula óssea e chegou a ser curada. No entanto, em janeiro deste ano, ela recebeu a informação de que o câncer havia voltado e não havia mais tratamento eficaz.


Participe dos canais da Itatiaia:

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.