Jojo Todynho, de 27 anos, perdeu mais de 50 quilos depois de passar por uma cirurgia bariátrica em agosto do ano passado e mudar o seu estilo de vida, adotando uma alimentação saudável e incluindo a prática de exercícios físicos em sua rotina. Depois, a cantora e apresentadora foi submetida a novas cirurgias. Ela passou por uma lipoescultura e uma abdominoplastia, além de ter sido submetida às técnicas de bodytite e agroplasma.
A Dra. Elodia Ávila, cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, explica o que são cada um dos procedimentos e qual a finalidade de cada um deles.
O que é lipoescultura?
A lipoescultura permite que o paciente retire gordura do corpo em partes específicas, e ainda é possível colocar essa gordura em outra parte do corpo, como nos seios ou nos glúteos, remodelando o corpo. "É uma cirurgia que remove a gordura de áreas específicas do corpo, como do abdômen, coxas ou braços. Às vezes, o paciente escolhe transferi-la para outras áreas, como os glúteos, para criar um contorno mais definido”, explica a Dra. Elodia Ávila.
Porém, para fazer a cirurgia, o paciente deve estar dentro do peso saudável, como aconteceu no caso de Jojo Todynho. “É importante citar que essa cirurgia é recomendada para pessoas que estejam com o peso saudável, por isso, no caso de Jojo, ela só foi realizada após a perda de peso”, alerta.
O que é abdominoplastia?
A abdominoplastia, geralmente, é feita por pessoas que perderam muito peso e acabaram ficando com excesso de pele e flacidez, como aconteceu com a Jojo. A cirurgia serve tanto para remover o excesso de pele e de gordura da região abdominal quanto para fortalecer os músculos da parede do abdômen.
A médica cirurgiã explica que “o procedimento é feito com uma incisão na parte inferior do abdômen, onde o cirurgião retira o excesso de tecido e repara os músculos. A cirurgia é usada para deixar a barriga mais firme e definida, é uma boa opção para quem perdeu muito peso, passou por gestações que causaram flacidez, ou tem dificuldade em deixar o abdômen definido”.
Leia mais:
Jojo Todynho faz primeira aparição após lipo e surpreende com ‘cinturinha’ Wegovy: saiba mais sobre medicamento para auxiliar no tratamento da obesidade Jojo Todynho exibe antes e depois e conta quantos quilos perdeu; fotos
O que é Bodytite?
O Botytite não é uma cirurgia, mas uma técnica que faz o uso de um dispositivo com o mesmo nome para realizar uma técnica de lipoaspiração. O procedimento estético usa a radiofrequência para remover gordura e firmar a pele. A Dra. Elodia Ávila explica que o método "é muito usado para reduzir a gordura e melhorar a elasticidade da pele, deixando os contornos mais definidos e suaves”.
Ela descreve como funciona o procedimento: “O Bodytite possui uma cânula que é inserida sob a pele para aquecer e liquefazer a gordura, que é então aspirada. A energia de radiofrequência também estimula a produção de colágeno, ajudando a firmar e tonificar a pele”.
O que é argoplasma?
O argoplasma é semelhante ao Bodytite, e também não é uma cirurgia. O procedimento é minimamente invasivo para o paciente, porque usa a tecnologia de plasma do gás argônio para reduzir a flacidez do abdômen. “Para o tratamento, um aparelho transforma o gás argônio em plasma e aplica na área do abdômen, isso ajuda a firmar a pele e a estimular a produção de colágeno e elastina, melhorando a textura e reduzindo a flacidez”, afirma a cirurgiã plástica.
A vantagem de usar esta técnica é a rapidez com que o processo é feito, assim como a recuperação, que é breve, por se tratar de uma técnica pouco invasiva. Porém, o argoplasma pode não ser o suficiente para casos de flacidez severa. “O procedimento é rápido e a recuperação costuma ser mais rápida do que a de uma abdominoplastia”, compara a Dra. Elodia Ávila.