Ouvindo...

Grávida, Graciele Lacerda explica como ‘driblou’ vasectomia de Zezé Di Camargo

O casal anunciou o primeiro filho juntos na última quinta-feira (11) e a influenciadora falou sobre o processo para engravidar

Casal compartilhou gravidez em vídeo publicado no Instagram

Zezé Di Camargo, de 61 anos, e a esposa Graciele Lacerda, de 43 anos, anunciaram nas redes sociais na última quinta-feira (11) que estão esperando o primeiro filho do casal. Neste sábado (13), ela tirou dúvidas dos seguidores, que ficaram intrigados já que o cantor é vasectomizado. A influenciadora explicou como “driblou” o procedimento do marido.

No anúncio, os dois chamaram de “milagre” porque Graciele explicou que devido à vasectomia foi necessário fazer um pequeno procedimento para coletar os espermatozoides de Zezé e ela precisou coletar os óvulos.

“Eu estava fazendo o tratamento para engravidar. Foi fertilização porque o Zezé é vasectomizado e não tinha como ser natural. Faz uma pulsão, enfia uma agulha no saco onde os espermatozoides ficam armazenados e puxa eles”, contou.

“Depois faz uma análise dos melhores, aí colhe para poder fecundar nos óvulos. Eu não tinha feito reserva de óvulos, eu comecei a fazer meu tratamento de 38 para 39 anos. Assim que eu decidi me preparar para engravidar, foi quando eu comecei a fazer a fertilização e as coletas de óvulos. Fiz muitas coletas para eu conseguir uma quantidade de óvulos para poder formar os embriões”, completou.

Segundo ela, foi um processo difícil. “Foi um processo longo, tomei muito hormônio. Não é fácil, só quem faz sabe o tanto que é difícil. A gente sofre muito em todos os sentidos”, disse.

Leia também

Entenda

Como Zezé é vasectomizado, é mais difícil para conseguir engravidar. É um processo reversível, mas que, com o tempo, as chances de ter sucesso em uma gravidez são menores, conforme explicou Antônio Peixoto, professor e coordenador do Serviço de Urologia do Hospital Universitário da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.

Segundo o professor, vasectomia é um procedimento cirúrgico rápido, que dura em torno de 30 minutos e que tem o intuito de causar a esterilização. Para realizá-lo, é necessário ter assinatura de dois médicos e, por ser um procedimento cirúrgico que promove a infertilidade, o coordenador recomenda que seja feito após certa idade.

“Não é aconselhável fazer em pacientes jovens, por é uma cirurgia para promover a esterilização, a infertilidade, né? Ela deve ser feita com muita consciência, tanto que a legislação exige que espere 60 dias após a data da manifestação para realizar o procedimento. Eu recomendo que os pacientes tenham acima de 25 a 30 anos”, afirmou.

É possível reverter?

É possível, sim, reverter a vasectomia. É feito um procedimento microcirúrgico, que dura em torno das três ou quatro horas. No entanto, as chances de engravidar após o procedimento, dependendo do tempo, são baixas.

“O sucesso da gravidez vai depender do tempo que foi feito a vasectomia. Até dois anos [de vasectomia], nós temos 90% [de chance]. De dois a cinco, cai para 70, 60%. A partir de cinco anos, ela vai caindo progressivamente”, explicou o professor.

Segundo ele, o que normalmente é feito após a reversão da vasectomia são procedimentos de tratamento de fertilidade. No caso de Zezé, ele e a esposa tentaram por Fertilização in vitro.


Participe dos canais da Itatiaia:

Natasha Werneck é jornalista formada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Foi repórter de Política e Cultura do Jornal Estado de Minas e já atuou em portais como Hugo Gloss e POPline. Foi estagiária da Itatiaia e retornou à empresa em 2023, como repórter de Entretenimento.