Ouvindo...

Quem matou Odete Roitman? Entenda mistério da primeira versão de ‘Vale Tudo’

Identidade do assassino foi revelada no último episódio da novela ‘Vale Tudo’, exibido em 6 de janeiro de 1989

Odete Roitman de ‘Vale Tudo’, interpretada por Beatriz Segall

Há 35 anos, o Brasil parava diante da televisão para assistir ao último capítulo de ‘Vale Tudo’. A novela, que tem um remake planejado para o próximo ano, tem personagens que marcaram o público como Heleninha e sua mãe, a vilã Odete Roitman.

Um dos maiores mistérios do folhetim e que chamou atenção para o último episódio foi a identidade do assassino da vilã. A personagem de Beatriz Segall foi assassinada a tiros no capítulo transmitido na noite do Natal de 1988, mas a cena não mostrou o autor dos disparos.

Leia também

E, os autores da novela, se esforçaram para que a resposta para a pergunta ‘Quem matou Odete Roitman?’ não fosse revelada ao público antes da hora. Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, criadores de ‘Vale Tudo’, enviaram roteiros com partes faltantes para os atores, planejaram e gravaram cinco desfechos, cada qual com um assassino diferente.

Ainda para evitar o vazamento da identidade do assassino, as cenas finais foram gravadas no mesmo dia da exibição, pela manhã, e editadas rapidamente. Nem os atores sabiam qual a resposta final para o mistério.

Afinal, quem matou Odete Roitman?

No capítulo exibido em 6 de janeiro de 1989 foi revelada a identidade do assassino da vilã: Leila. A personagem de Cássia Kiss não era uma das principais da história e seu nome era pouco citado entre os prováveis autores dos disparos.

Além disso, o assassinato foi um engano. Leila pensava estar atirando em Maria de Fátima, interpretada por Glória Pires, que era amante de seu marido, Marco Aurélio, ex-genro de Odete.

Regina Duarte e Glória Pires participaram da versão original do folhetim

Vilã

Odete Roitman, interpretada por Beatriz Segall, é a vilã de ‘Vale Tudo’. Ela é uma empresária rica, dona da companhia aérea TCA. Além disso, Odete gosta de manipular a vida dos filhos - Afonso e Heleninha. Neste ponto, ela se conecta com Maria de Fátima que quer se casar com Afonso.

A trama foca em uma dualidade entre mãe e filha: Maria de Fátima que engana a mãe, foge para o Rio de Janeiro e se casa com um homem rico por interesse; e Raquel, a mãe que passa a ganhar a vida vendendo sanduíches em praias.

* Sob supervisão de Enzo Menezes


Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia