Ouvindo...

Com câncer, Kate Middleton pode fazer nova aparição pública

A princesa de Gales apareceu pela primeira vez desde o diagnóstico no desfile de aniversário do rei Charles

Kate Middleton participa de evento da realeza britânica

Após primeira aparição públca desde que foi diagnosticada com câncer, Kate Middleton pode voltar aos holofotes ainda durante o verão europeu. Como patrona do All England Club, ela é esperada na final do torneio de tênis para entregar o troféu como faz todo ano.

Na mensagem compartilhada nas redes sociais confirmando sua participação no desfile do Trooping The Colour, Kate Middleton disse esperar “participar de alguns compromissos públicos durante o verão, mas também sabendo que ainda não estou fora de perigo”.

Por isso, os organizadores do torneio de Wimbledon estão esperançosos de que ela consiga continuar a tradição no evento este ano. A presidente do clube, Debbie Jevans, disse ao Telegraph Sport que eles darão “tanta flexibilidade quanto possível” para a princesa de Gales. “Esperamos que a Princesa de Gales possa entregar os troféus como patrona do clube, mas a sua saúde e recuperação são a prioridade”, disse.

Apesar disso, o Palácio de Kensington disse que não pode confirmar novos compromissos de Kate muito longe da data, seguindo as orientações da equipe médica de Kate.

Enquanto isso, Debbie informou que a convocação sobre quem entregará os troféus pode não ser feita até a manhã da final.

“Não sabemos o que não sabemos. Tudo o que dissemos é que trabalharemos com ela e daremos a ela o máximo de flexibilidade possível. Não sei quem apresentaria os troféus como alternativa - isso é algo a ser considerado mais perto do momento, se necessário. Estamos nos mantendo flexíveis. Quando ouvirmos, pensaremos sobre qual é a coisa certa a fazer”, ressaltou a presidente do clube.

Leia também

Diagnósticos de câncer

Em 17 janeiro, o Palácio de Buckingham destacou que o rei Charles esteve em uma clínica de Londres para um “procedimento corretivo” devido ao aumento benigno da próstata. Ele descobriu o tumor após um check-up enquanto estava em sua residência em Birkhall, em Aberdeenshire, na Escócia.

Charles ficou internado por três dias na unidade de saúde e recebeu alta no dia 29 daquele mês. À época, foi informado que ele “estava bem”, e que Kate Middleton passou por uma cirurgia abdominal bem-sucedida. A princesa foi liberada e, posteriormente, o monarca deixou a unidade.

Durante o tratamento, foi identificada “uma forma de câncer” e, por isso, o rei recebe cuidados desde então.

No dia 30 de abril, ele retornou à vida pública, conforme divulgou o Palácio de Buckingham. “Os próximos compromissos serão adaptados quando necessário para minimizar quaisquer riscos à recuperação contínua de Sua Majestade”, destacou o texto.

Kate, após a cirurgia, passou por exames pós-operatórios que confirmaram a presença de células cancerígenas. O diagnóstico foi revelado em março, época em que ela falou também que passa por quimioterapia preventiva.

“Para todos os que enfrentam esta doença, seja qual for a sua forma, por favor não percam a fé ou a esperança. Vocês não estão sozinhos”, disse a princesa. À época, um porta-voz do Palácio de Kensington disse à imprensa britânica que a “princesa está focada em seu tratamento e sua recuperação completa”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Natasha Werneck é jornalista formada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Foi repórter de Política e Cultura do Jornal Estado de Minas e já atuou em portais como Hugo Gloss e POPline. Foi estagiária da Itatiaia e retornou à empresa em 2023, como repórter de Entretenimento.