O cantor Marrone, dupla de Bruno, foi internado nesta segunda-feira (17) para uma cirurgia de emergência, em Goiânia. Após a assessoria de imprensa confirmar a informação, foi divulgado o boletim médico e o quadro de saúde do sertanejo foi atualizado com mais detalhes.
Ele identificou um
“Em uma consulta de rotina, os médicos Dr. José Beniz Neto e Dr. Francisco E. Lima identificaram a gravidade do quadro. Marrone foi internado no hospital CBCO - Hospital de Olhos, onde foi operado e passa bem”, completa.
Por isso, o cantor vai ser afastado pelos próximos 15 dias dos palcos e Bruno vai assumir a agenda sozinh. “O médico responsável pelo procedimento é o cirurgião Dr. Francisco E. Lima, que pediu afastamento do cantor nos próximos 15 dias, quando passará por uma nova avaliação. Nenhum show será cancelado, Bruno seguirá cumprindo a agenda da dupla”, conclui.
O que é glaucoma?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), muitas vezes chamada de “
Outros fatores, como possuir histórico familiar da doença, ser negro ou asiático, apresentar pressão intraocular elevada ou possuir outras doenças oculares aumentam as chances de a pessoa desenvolver glaucoma em algum momento da vida.
Prevenção
“A informação é a principal arma contra a doença, uma vez que geralmente é assintomática nos estágios iniciais. Muitas pessoas não percebem que têm glaucoma até que o dano seja significativo, resultando em lesões irreversíveis no nervo óptico e levando à perda permanente da visão”, ressaltou a presidente do CBO, Wilma Lelis.
Segundo ela, a detecção precoce, por meio de exames oftalmológicos regulares, é essencial para identificar e tratar o glaucoma antes que ocorra perda visual. Medidas preventivas, como monitoramento da pressão intraocular, uso de medicamentos adequados e tratamentos a laser ou cirúrgicos, podem ajudar a controlar a progressão da doença e proteger a visão a longo prazo.
Tratamento
Como política de combate à cegueira causada pelo glaucoma, o Brasil possui o Programa de Atenção ao Paciente Portador de Glaucoma que fornece gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) colírios para o tratamento do glaucoma. Essa iniciativa tem sido decisiva para afastar milhões de pessoas da cegueira.
*Com informações de Jacqueline Moura