Ouvindo...

Entenda doença que Nahim manteve em segredo e o fez usar óculos escuros

Cunhada de Nahim relatou que artista fez duas cirurgias de glaucoma e enxergava com dificuldade

Nahim durante participação no Programa Silvio Santos

O cantor Nahim, que morreu aos 71 anos nessa quinta-feira (13), enxergava com dificuldade, o que pode justificar o uso de óculos em programas na TV e em shows. A jornalista Lisa Gomes, cunhada do músico, relatou que o cantor passou por duas cirurgias, era “vaidoso” e u sava o acessório para manter em segredo seu problema na visão.

A morte de Nahim segue em investigação pela Polícia Civil em Taboão da Serra, na região Metropolitana de São Paulo. O corpo do artista estava perto da escada de sua casa e, ao que tudo indica, ele pode ter sofrido um acidente doméstico. No entanto, a instituição não descarta morte natural ou em virtude de crime, como homicídio.

Ao “A Tarde É Sua”, Lisa contou que Nahim passou por duas cirurgias de glaucoma e não enxergava bem. Segundo ela, o cunhado descia as escadas “encostando na parede” por medo.

“Nahim fez uma correção ocular em janeiro, mas não queria por conta da anestesia geral. Ele tinha um desvio e corrigiu. Por isso, os óculos escuros. Ele só andava segurado na Andreia [sua ex-esposa]”, comentou ela.

Leia também

Ainda conforme Lisa, muitas vezes Nahim não sabia quem estava conversando com ele, e só identificava a pessoa pela voz. “Mesmo ele passando por apertos financeiros, nós oferecemos ajuda, mas ele não queria. Começamos a ficar assustados. Ele era muito vaidoso e não queria que ninguém soubesse que ele não estava enxergando nada”, relatou.

Por outro lado, a ex-esposa do cantor, Andreia Andrade, disse durante o mesmo programa que o cantor sofreu a queda “após ter um mal súbito”. Para ela, Nahim caiu da escada após tentar pedir ajuda. “Não foi que ele escorregou da escada, bateu a cabeça e caiu. Ele teve o mal súbito, com isso, talvez no desespero, acabou caindo da escada e batendo a cabeça”, disse. No entanto, a causa da morte está sendo apurada.

Glaucoma

De acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), muitas vezes chamada de “ladrão silencioso da visão”, o glaucoma é uma condição ocular progressiva que pode resultar em danos permanentes ao nervo óptico e, eventualmente, levar à cegueira.

“O glaucoma particularmente perigoso é sua natureza assintomática nas fases iniciais, o que significa que muitas pessoas podem estar sofrendo com a doença sem sequer perceber. A pressão intraocular elevada é um fator de risco comum para o desenvolvimento do glaucoma”, explica o médico Emílio Suzuki, presidente da entidade.

Outros fatores, como possuir histórico familiar da doença, ser negro ou asiático, apresentar pressão intraocular elevada ou possuir outras doenças oculares aumentam as chances de a pessoa desenvolver glaucoma em algum momento da vida.

“A informação é a principal arma contra a doença, uma vez que geralmente é assintomática nos estágios iniciais. Muitas pessoas não percebem que têm glaucoma até que o dano seja significativo, resultando em lesões irreversíveis no nervo óptico e levando à perda permanente da visão”, ressaltou a presidente do CBO, Wilma Lelis.

Segundo ela, a detecção precoce, por meio de exames oftalmológicos regulares, é essencial para identificar e tratar o glaucoma antes que ocorra perda visual. Medidas preventivas, como monitoramento da pressão intraocular, uso de medicamentos adequados e tratamentos a laser ou cirúrgicos, podem ajudar a controlar a progressão da doença e proteger a visão a longo prazo.

Como política de combate à cegueira causada pelo glaucoma, o Brasil possui o Programa de Atenção ao Paciente Portador de Glaucoma que fornece gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) colírios para o tratamento do glaucoma. Essa iniciativa tem sido decisiva para afastar milhões de pessoas da cegueira.

Carreira

Nascido em Miguelópolis, no interior de São Paulo, em 11 de agosto de 1952, Nahim conquistou o auge da carreira na década de 80.

Dentre as canções de sucesso, estão “Dá Coração”, “Coração de Melão” e “Taka Taka”. O artista também é o maior vencedor do quadro “Qual é a Música”, do Programa Silvio Santos, no SBT.

O cantor esteve em alguns reality shows da Record TV, como em A Fazenda, Power Couple Brasil e Troca de Esposas.

Em abril de 2019, o artista foi preso por descumprir medida protetiva contra uma ex-esposa, que não teve a identidade revelada, e, no ano seguinte, ele se candidatou a vereador por São Paulo, no entanto, não foi eleito.

No ano passado, Nahim e Andreia - sua então esposa - surpreenderam o público ao anunciarem a separação. Porém, após a morte do artista, ela revelou que eles celebraram o Dia dos Namorados juntos e estavam ensaiando uma reconciliação.


Participe dos canais da Itatiaia:

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.
Jornalista formada pelo Uni-BH, em 2010. Começou no Departamento de Esportes. No Jornalismo passou pela produção, reportagem e hoje faz a coordenação de jornalismo da rádio Itatiaia.