Ouvindo...

Com câncer, Kate Middleton confirma que irá fazer primeira aparição para o mundo neste sábado; saiba como assistir

Trooping the Color, o desfile militar anual que marca os 75 anos, do Rei Charles III, acontece neste sábado (15); confira presença reais já confirmadas

Neste sábado (15), há também a famosa reunião da família na varanda do palácio para assistir a um sobrevoo de aviões da Força Aérea Britânica.

Para quem deseja ver a família real, a oportunidade é neste sábado (15), no Trooping the Color, o desfile militar anual que marca os 75 anos, do rei Charles III, sendo um dos maiores e mais esperados eventos do ano para a família real britânica. Vale lembrar que o rei nasceu em 14 de novembro, mas em países europeus com monarquias costuma-se comemorar a data em épocas mais amenas, como no verão.

Desde janeiro, tanto o rei Charles III como sua nora Kate Middleton, a princesa de Gales, foram diagnosticados com câncer e tiveram de se afastar dos deveres públicos. Apesar de aparentar estar em boa forma e saudável com a doença, ele quebrará uma tradição real durante o evento para evitar desgastes.

Já Kate, não é vista publicamente desde março deste ano, quando revelou seu diagnóstico de câncer em um vídeo. A última aparição pública de Kate com membros da família real foi no Natal. Nesta sexta-feira (14), a princesa de Gales atualizou seu tratamento contra o câncer e disse que ‘ainda não está fora de perigo’.

Neste sábado (15), há também a famosa reunião da família na varanda do palácio para assistir a um sobrevoo de aviões da Força Aérea Britânica. Mas este ano, o desfile militar traz mais perguntas do que o normal. O rei irá comparecer? E Kate? O Príncipe Harry e Meghan Markle, vão ao evento?

Confira na reportagem quem irá participar do Trooping the Color deste ano e o que esperar.

1 — O Rei Charles III irá ao evento?

Sim, rei Charles III irá participar do Trooping the Colour deste ano, de acordo com o Palácio de Buckingham. Apesar de aparentar estar em boa forma e saudável com a doença, ele vai quebrar uma tradição real durante o evento para evitar desgastes.

Conforme o jornal The News, Charles optou por não cavalgar do Palácio de Buckingham até a Horse Guards Parade. Em vez disso, ele viajará em uma carruagem, Landau de Ascot ao lado da Rainha e inspecionará as tropas da Household Division a partir de lá.

O Trooping the Color deste ano marca o segundo ano do rei Charles III, em seu posto. Sua coroação foi realizada em 6 de maio de 2023. Seu diagnóstico de câncer foi anunciado em 17 janeiro. Na época, o Palácio de Buckingham destacou que o rei Charles esteve em uma clínica de Londres para um “procedimento corretivo” devido ao aumento benigno da próstata.

2 — Kate Middleton vai se juntar a família no Trooping the Colour?

Sim, Kate confirmou na tarde desta sexta-feira (14), que irá se juntar a família real no Trooping the Colour. Ela também está em tratamento contra um câncer. Kate Middleton falou, também, que ‘ainda não está fora de perigo’. Segundo a esposa do príncipe William, ela tem “dias bons e ruins” e relatou ter se sentido cansada.

“Fiquei impressionada com todas as mensagens gentis de apoio e incentivo nos últimos meses. Isso realmente fez muita diferença para William e para mim e nos ajudou em alguns dos momentos mais difíceis”, disse princesa.

Kate Middleton reaparece nas redes sociais e atualiza sobre tratamento do câncer

Nos últimos anos, Kate participou do desfile e assistiu ao sobrevoo militar da varanda do Palácio de Buckingham ao lado de seu marido, o príncipe William, e de seus três filhos. A última aparição pública real de Kate foi em dezembro, quando ela se juntou a membros da família real em um culto religioso no dia de Natal em Sandringham.

Quando Kate anunciou seu diagnóstico de câncer em março deste ano, o palácio disse que ela havia iniciado um curso de quimioterapia preventiva. Nenhum outro detalhe foi compartilhado sobre seu tratamento ou que tipo de câncer, Kate foi diagnosticada. O palácio disse na época que Kate retornaria às funções oficiais quando fosse liberada por sua equipe médica, o que ainda não aconteceu.

3 — Por que Kate pediu desculpas sobre Trooping the Colour?

Depois que o Palácio de Kensington confirmou que Kate perderia o Colonel’s Review deste ano, um ensaio final realizado uma semana antes do Trooping the Colour, a princesa emitiu um pedido de desculpas por escrito à Guarda Irlandesa.

Kate detém o título de Coronel Honorário da Guarda Irlandesa. Confira na íntegra o pedido de desculpas:

Princesa Kate pede desculpas por perder desfile e espera voltar “muito em breve”.

“Eu queria escrever e dizer o quanto estou orgulhosa de todo o regimento à frente da Revisão do Coronel e da Tropa da Cor”, escreveu ela na carta, postada no X pelo regimento. “Agradeço que todos os participantes deste ano tenham praticado durante meses e dedicado muitas horas para garantir que seus uniformes e exercícios estejam imaculados.”

Kate continuou: “Ser seu coronel continua sendo uma grande honra, e lamento muito não poder receber a saudação na Revisão do Coronel deste ano. Por favor, transmita minhas desculpas a todo o Regimento, no entanto, espero poder para representar todos vocês mais uma vez em breve. Por favor, enviem meus melhores votos e boa sorte a todos os envolvidos.”

4 — O público verá os filhos de William e Kate no Trooping the Colour?

O palácio ainda não informou se os filhos de William e Kate, os príncipes George e Louis e a princesa Charlotte, farão sua tradicional aparição no Trooping the Colour, neste sábado (15).

No ano passado, as crianças do País de Gales juntaram-se a Kate e Camilla numa carruagem ao longo do percurso do desfile. Logo depois se juntaram a outros membros da família real na varanda do Palácio de Buckingham para assistir a um viaduto.

Os príncipes George e Louis e a princesa Charlotte.

5 — O Príncipe Harry e Meghan Markle se juntarão à realeza este ano?

Não, o príncipe Harry e Meghan Markle, a duquesa de Sussex, não devem comparecer ao desfile de aniversário do rei. Vale lembrar, que Harry, o filho mais novo do Rei Charles III, e Meghan moram na Califórnia com seus dois filhos e não são mais membros da realeza.

A última aparição pública de Harry e Meghan com a família real no Trooping the Color foi em 2019, logo depois que Meghan deu à luz o filho mais velho do casal, Archie. Os Sussex também compareceram ao Trooping the Color da falecida Rainha Elizabeth II em 2022, por ocasião de seu Jubileu de Platina.

6 — O que é Trooping the Colour?

“Trooping The Colour” é uma cerimônia militar que celebra o aniversário oficial do soberano do Reino Unido. O aniversário do Rei Charles III é em 14 de novembro, mas tradicionalmente a comemoração ocorre no primeiro ou segundo sábado de junho, quando a temperatura é mais agradável.

O Rei Charles III irá sair do Palácio de Buckingham por volta das 9h30 (local).

O desfile, começará por volta das 10h30 da manhã (no horário de Londres), no Brasil, por volta das (6h30) e acontece neste sábado (15). A cerimônia acontece desde o início do século XVIII, quando a bandeira (“colours”) de um batalhão do exército era mostrada às tropas (“trooped”) para que os soldados a reconhecessem nos campos de batalha.

7 — O que acontece no Trooping the Colour?

O Rei Charles III irá sair do Palácio de Buckingham por volta das 9h30 (local). Conforme o jornal The News, Charles optou por não cavalgar do Palácio de Buckingham até a Horse Guards Parade. Em vez disso, ele viajará em uma carruagem, Landau de Ascot ao lado da Rainha e inspecionará as tropas da Household Division a partir de lá.

Evento britânico, para a família real. Neste sábado (15), há também a famosa reunião da família na varanda do palácio para assistir a um sobrevoo de aviões da Força Aérea Britânica

Neste local, a partir das 10 horas, há uma saudação ao Rei que, logo depois, passa em revista as tropas. Mais de 1.400 soldados e oficiais militares participam do desfile, que também inclui 200 cavalos e mais de 400 músicos de 10 bandas militares, de acordo com a Divisão Doméstica do Reino Unido.

8 — Como as pessoas podem assistir o Trooping the Colour?

Para assistir ao Trooping the Colour no Horse Guards Parade, é preciso entrar em um sorteio para conseguir ingressos, direto na Inlgaterra. Geralmente a ‘promoção’ acontece em março de cada ano. O público em geral só participa do desfile e da parada no The Mall. O encerramento está marcada para às 13h.

9 — Em qual canal de TV está Trooping the Color?

O desfile será transmitido ao vivo pela Rede de TV BBC. A cobertura ao vivo começa na BBC One das 10h30 até as 13h10 (no horário de Londres). Para quem não tem os canais nas TVs, calma! Os canais da BBC no YouTube também irão transmitir.

Outra opção é acompanhar pelo portal Daily Mail, um jornal britânico, que terá uma transmissão ao vivo da cerimônia no canal no YouTube a partir das 8h (no horário de Londres). A transmissão ao vivo será postada também na ágina oficial do portal.

E por último, o canal da Família Real Britânica, no YouTube The Prince and Princess of Wales também irá transmitir o Trooping the Color.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.