O cantor Zé Vaqueiro anunciou nas redes sociais que o filho Arthur, internado desde o nascimento, teve melhora no quadro e não está mais entubado. O pequeno tem síndrome de Patau, uma má-formação congênita associada à síndrome da trissomia do cromossomo 13.
Com quase 9 meses, o bebê luta pela vida no hospital desde julho de 2023.
Na quinta-feira (11) o cantor e esposa, Ingra,
Entenda a doença do filho de Zé Vaqueiro
Arthur nasceu no dia 24 de julho de 2023 com uma má-formação congênita associada à síndrome da trissomia do cromossomo 13, mais conhecida como síndrome de Patau, uma
‘A condição é raramente herdada geneticamente dos pais. Ela ocorre, na maioria das vezes, por acidentes genéticos’, explica o geneticista Marcos Aguiar, professor aposentado de pediatria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e criador do serviço de genética do Hospital das Clínicas.
Dentre os principais efeitos no desenvolvimento das crianças afetadas pela trissomia do cromossomo 13, Aguiar destacou: má formação do sistema nervoso central, dedos a mais (polidactilia), defeito no fechamento da parede abdominal (onfalocele), olhos muito pequenos (microftalmia), alterações no nariz, fendas labiais e paladina e má formação cardíaca.
‘O desenvolvimento dessas crianças, muitas vezes, leva ao aborto. No entanto, quando o bebê nasce ele pode ter muitas anormalidades que podem levar ao óbito antes de um mês. O quadro clínico de crianças com síndrome é variável, e algumas podem ter uma vida mais longa’, esclarece o médico.
O geneticista também explicou que crianças com o diagnóstico podem ter atrasos graves no desenvolvimento, devido à má formação do sistema nervoso. Por isso, elas, normalmente, irão precisar de fisioterapia, de terapia ocupacional e de fonoaudiologia.
Zé Vaqueiro e Ingra também são pais de Daniel, de 3 anos. Nicolly, de 13, é fruto de uma relação passada da influenciadora.
*Sob supervisão de Lucas Borges