Ouvindo...

Orquestra Sinfônica de Minas celebra mulheres com espetáculo nesta sexta-feira

Apresentação acontece no dia 8 de março e integra ampla programação da Fundação Clóvis Salgado para homenagear o Mês das Mulheres

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) promove nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, um evento especial: Concertos da Liberdade - Mulheres Lendárias. Integrando a programação da Fundação Clóvis Salgado do Mês das Mulheres, a atividade acontece às 20h no Grande Teatro Cemig, no Palácio das Artes.

Em 2023, a Orquestra passou a contar, pela primeira vez na história, com uma mulher no posto de regente titular, a maestrina e diretora musical Ligia Amadio. Um ano depois, a OSMG reforça o protagonismo feminino com um espetáculo construído em torno das obras de duas compositoras mineiras: Maria Helena Rosas Fernandes, nascida em Brazópolis, e Dinorá de Carvalho, natural de Uberaba.

Leia também

Programação: música e dança

A programação tem início com a execução da música “Pelas Serras”, da compositora mineira Thais Montanari, acompanhada por oito bailarinas da Companhia de Dança do Palácio das Artes. Em seguida, a solista mineira Melina Peixoto interpreta o prólogo da ópera “Marília de Dirceu”, composta por Maria Helena, que traz em sua letra uma mensagem de força e união para as mulheres.

Tem destaque também a obra composta por Dinorá de Carvalho, “Três danças brasileiras para piano, orquestra de cordas e percussão”, e a interpretação do “Concerto nº 1 para piano e orquestra em ré bemol maior”, do compositor russo Sergei Prokofiev, pela pianista mineira Simone Leitão. A regência será de Ligia Amadio.

Maestrina Ligia Amadio, primeira mulher no posto de regente titular da OSMG

  • Ingressos, com preço a partir de R$ 15, estão disponíveis no site da Eventim.

Para a diretora artística da Fundação Clóvis Salgado, Cláudia Malta, o concerto une as obras e trajetórias de diferentes gerações de mulheres mineiras, que deixaram e seguem deixando seus nomes marcados na história da Música Erudita e da Cultura de Minas Gerais.

“Dinorá de Carvalho nos deixou há mais de quarenta anos, mas seu legado é um orgulho para Minas e para o Brasil. Aos 90 anos, Maria Helena Rosas Fernandes é um patrimônio vivo da Cultura mineira. E Simone Leitão e Thais Montanari seguem construindo carreiras brilhantes, dentro e fora do país. Será uma grande honra homenagear esses símbolos da força e da garra das mulheres de Minas”, destacou Cláudia.

Concertos da Liberdade – Mulheres Lendárias

Quando: 8 de março, às 20h
Local: Grande Teatro Cemig - Palácio das Artes
Ingressos: a partir de 15 reais, no site da Eventim
Classificação indicativa: Livre

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia