A cerimônia do Oscar 2024 será realizada neste domingo (10), a partir das 20h. Dez longas que estrearam (nos Estados Unidos) entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano passado concorrem na principal categoria da noite: Melhor Filme.
Saiba mais sobre os indicados a Melhor Filme do Oscar 2024
“Ficção Americana”
Um escritor negro brilhante com uma carreira frustrada por se negar a retratar negros de forma estereotipada é pressionado pelo editor a criar uma obra comercial. O que ele não esperava é que o novo livro, carregado de preconceitos, se transforme em um sucesso.
Dirigido por Cord Jefferson. Disponível no Prime Video.
“Anatomia de Uma Queda”
A vida de uma escritora alemã desmorona quando seu marido é encontrado morto. Aos poucos, o julgamento deixa de ser apenas uma investigação das circunstâncias da morte e se torna uma inquietante jornada psicológica às profundezas da relação conturbada do casal.
Dirigido por Justine Triet. Disponível nos cinemas.
“Assassinos da Lua das Flores”
Baseado na história real retratada pelo livro “Assassinos da Lua das Flores: Petróleo, morte e a origem do FBI”, de David Grann, o longa acompanha a primeira grande investigação de homicídios do FBI, que segue a morte misteriosa de membros do povo nativo americano Osage após a descoberta de petróleo nas terras deles.
Dirigido por Martin Scorcese. Disponível através do Apple TV+ .
“Barbie”
“Viver na Barbielândia significa ser perfeita em um lugar perfeito. A não ser que você tenha uma crise existencial. Ou você seja um Ken”, diz a sinopse. Com problemas em um universo onde tudo é perfeito, uma Barbie Estereotipada vai buscar respostas no mundo real.
Dirigido por Greta Gerwig. Disponível através do Max.
“Maestro”
Narra o conturbado relacionamento de Leonard Bernstein e Felicia Montealegre Cohn Bernstein. “Maestro” é definido como um tributo à vida e à arte do artista multipremiado responsável pela trilha sonora de “Amor, Sublime Amor”.
Dirigido por Bradley Cooper. Disponível através da Netflix.
“Oppenheimer”
Inspirado pela história de J. Robert Oppenheimer, em específico, pelo livro “Oppenheimer: O triunfo e a tragédia do Prometeu americano”, de Kai Bird e Martin J. Sherwin. A obra, vencedora do Pulitzer, trouxe “detalhes reveladores e sem precedentes” sobre a vida do criador da bomba atômica.
Dirigido por Christopher Nolan. Disponível para aluguel através de serviços de streaming.
“Os Rejeitados”
Forçado a passar as férias de Natal no campus da prestigiada escola na qual trabalha, um professor mal-humorado acaba criando um vínculo improvável com um aluno encrenqueiro e com a cozinheira-chefe da escola.
Dirigido por Alexander Payne. Não disponível em serviços de streaming no Brasil.
“Vidas Passadas”
Amigos de infância, Nora e Hae Sung se separam depois de uma mudança. Vinte anos depois, eles se reencontram na cidade de Nova York por uma semana e são forçados a confrontar as noções de destino, amor e escolhas que construíram com o tempo.
Dirigido por Celine Song. Disponível nos cinemas.
“Pobres Criaturas”
Adaptado às telonas a partir do livro “Poor Things”, de Alasdair Gray. A obra ficcional lançada em 1992 é premiada e acompanha Bella Baxter, uma mulher teve o cérebro trocado pelo de um feto ainda não nascido após ser ressuscitada por um cientista.
Dirigido por Yorgos Lanthimos. Disponível nos cinemas.
“Zona de Interesse”
Drama histórico que se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Adaptado do romance homônimo escrito pelo autor Martin Amis. Um complexo caso de amor entre um oficial nazista e a esposa de um comandante do campo de concentração de Auschwitz.
Dirigido por Jonathan Glazer. Disponível nos cinemas.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.