As buscas pelo livro “A Sociedade do Espetáculo” (1967), de Guy Debord, atingiram o pico de buscas dos últimos 10 anos no Google, nesta sexta-feira (12), após a cantora Wanessa Camargo indicar a obra durante o Big Brother Brasil 2024.
Em contato com a Itatiaia, a Amazon Brasil anunciou que o livro registrou hoje (12) um aumento de aproximadamente 200% nas vendas na sua plataforma.
Em uma conversa despretensiosa sobre produções culturais com outros brothers, nessa quinta-feira (11), a artista do “Camarote” do BBB sugeriu a leitura aos colegas de confinamento.
“Tem um livro, ‘A Sociedade do Espetáculo’. Lê esse livro para você entender toda a parte política por trás disso, tem um interesse genuíno de gente que tá no comando de não enriquecer a cultura de um povo, e sim de emburrecer”, disse Wanessa Camargo.
Passada com WANESSA citando e indicando a sociedade do espetáculo!!!
— DesiRée Beck 🦃 (@mrsdesireebeck) January 12, 2024
Companheira Wanessa eh real pic.twitter.com/jC7o8uaDDL
A cena não foi exibida durante a edição do BBB de ontem (11), na TV Globo, mas o “corte” da conversa está circulando nas redes sociais, alavancando as buscas pelo título no Google e as vendas no site da Amazon.
“Sociedade do espetáculo”
Publicado em 1967, a “A Sociedade do Espetáculo” é um livro escrito pelo filósofo francês Guy Debord, de tendência marxista, fundador da Internacional Situacionista.
A obra explora a natureza da sociedade contemporânea, que é cada vez mais dominada por representações e imagens, transformando as experiências da vida humana em espetáculos midiáticos.
“Em outras palavras, nós mesmos somos transformados em mercadoria. Ou seja, o livro faz uma crítica radical a noção de mercadoria que é tão importante para o capitalismo”, disse Joyce Karine de Sá Souza, Doutora em Filosofia pela UFMG e professora no Curso de Direito da Nova Faculdade, em entrevista á Itatiaia.
Para ela, o livro não faz somente uma crítica cultural, mas ao próprio modo de vida da sociedade.
A análise - que critica o consumismo, a alienação e o papel da mídia - continua mais atual do que nunca após mais de 50 anos da publicação da obra.
“A gente ainda vive em uma sociedade do espetáculo, em que tudo é transformado em mercadoria, inclusive a própria vida humana”, disse Joyce, que é estudiosa de Debord.
A proliferação das redes sociais na atualidade, por exemplo, intensificaram a relação do indivíduo com a imagem.
O compartilhamento de vídeos e fotos em massa nas mídias digitais constrói “recortes” idealizados da vida, criando uma “imagem artificial” e muitas vezes distante da realidade - algo que Debord discute em seu livro.
O autor defende que a sociedade moderna é dominada por “espetáculos midiáticos”, nos quais a vida real é transformada em representações, perdendo sua autenticidade.
Ele critica a alienação resultante desse processo, onde as pessoas são afastadas de suas próprias experiências genuínas.
Big Brother Brasil x “Sociedade do Espetáculo”
A professora Joyce Karine acredita que o Big Brother Brasil é um dos maiores exemplos da “sociedade do espetáculo”, descrita por Guy Debord, e uma consequência do modo de relação entre as pessoas “que querem consumir e ser consumidas”.
Ela defende que o reality da TV Globo, que é amplamente consumido e desejado pelas pessoas, é um produto da “sociedade do espetáculo”.
Por isso, a professora vê com ironia o fato da cantora Wanessa Camargo indicar o livro em pleno BBB24.
“A citação da Wanessa Camargo é irônica e paradoxal, mas, ao mesmo tempo, não é surpreendente, porque a própria crítica da sociedade do espetáculo desenvolvida no livro foi transformada em imagem, em um produto a ser consumido”, disse Joyce.
"É um processo de recuperação, de captura e transformação da própria crítica, que a sociedade do espetáculo transforma em mercadoria”, descreve.
*Com informações da CNN