Ouvindo...

Expulsão, desistência e crimes graves: relembre polêmicas de A Fazenda 15

A Fazenda 15 chega ao fim nesta quinta-feira (21) após 93 dias no ar

Adriane Galisteu precisou intervir em ocasiões diferentes por falas de peões

O reality A Fazenda é um dos mais polêmicos da televisão aberta e a temporada atual entrou para a história - seja pela participação inesperada de Rachel Sheherazade, pelos memes protagonizados por Márcia Fu ou pela trajetória de Jaquelline, que veio do BBB 18 cancelada e pode vencer a edição nesta quinta-feira (21). Isso sem contar a divisão de grupos feita pelos próprios peões: Os Crias, Paiol, Lá Máfia e Pôr do Sol.

O protagonismo do Pôr do Sol, inclusive, tem uma explicação. O grupo era composto pelos “excluídos” e foi massacrado pela casa no início da temporada - enredo conhecido em reality shows e que Rachel deu ênfase ao abordar que eles oprimiam a minoria. A jornalista defendia que o “grupão” tinha “comportamento de manada”.

Logo na primeira Roça, Lucas e Rachel ocuparam os primeiros banquinhos - a jornalista foi indicada pelo então fazendeiro Yuri Meirelles e o ex-militar o mais votado da casa. Com a divisão de votos das torcidas, a casa acreditava que um deles fosse eliminado, mas o público comprou a briga do grupo e eliminou Nathalia Valente.

Dali para frente, os peões do Pôr do Sol só cresceram no jogo, tanto que nenhum deles foi eliminado - Rachel foi expulsa e Lucas desistiu. Mas, antes de relembrar esses momentos, Adriane Galisteu precisou de intervir em algumas ocasiões e alertar a casa sobre assuntos sérios.

Relembre polêmicas

Homofobia

No dia 4 de outubro, Adriane Galisteu fez a primeira intervenção no reality. Sem citar nomes, ela mandou um aviso para os peões que usaram palavras homofóbicas para se referir a Lucas Souza, destacando que era “inaceitável” e poderia acarretar em “expulsão”.

Na madrugada daquele dia, Yuri Meirelles, Darlan Cunha (Laranjinha), Kamila Simioni e Cariúcha falaram em tom pejorativo sobre a sexualidade do ex-militar. “Que cada um de nós seja a força de transformação para que isso acabe de uma vez por todas! Isso vale para racismo, capacitismo, questões étnicas ou o que for. Não preciso nem lembrar que é crime e a insistência pode levar à expulsão”, avisou Galisteu.

A apresentadora aproveitou o momento para esclarecer que Rachel não foi racista com Cariúcha em uma dinâmica. “Talvez vocês não lembrem exatamente o que foi dito, mas o público viu o VT das atividades das flores, e a Rachel não falou sobre transmitir doença. Ela disse: ‘Não cospe em mim que você pode ser expulsa’. Turma conto com a ajuda de todos vocês pra darmos exemplos e seguirmos no jogo com posicionamento, com atitude, mas sem entrar em questões que não são admitidas”, finalizou.

Racismo

No dia 15 de outubro, Cézar Black exigiu que a Record TV se posicionasse após ser acusado de agressão injustamente por Jenny Miranda. “Aqui dentro tiveram duas atitudes: homofobia com o Lucas e falsa acusação de racismo com a Rachel. A produção se posicionou aqui. Eu nunca agredi você ou mulher nenhuma! Eu não me coloco na posição do preto ser acusado e ninguém estar aqui para falar o contrário”, destacou o peão aos prantos durante uma dinâmica.

“Exijo o mesmo respeito. Agressão contra mulher é crime e eu não fiz isso. Se eu fizesse isso, não estaria aqui agora. Exijo a mesma coisa que fizeram com duas pessoas brancas aqui. Não aceito. Eu exijo respeito”, acrescentou. A dinâmica chegou a ser cortada pelo Playplus.

No dia seguinte, em conversa com Rachel Sheherazade, o ex-BBB repercutiu o caso e destacou que “nenhum crime é menor ou faz menos sentido que o outro”, se referindo à intervenção de Adriane Galisteu a favor de Lucas Souza e da jornalista.

Depois de acusar Black de agressão e ele chorar ao falar sobre racismo, Jenny decidiu fazer um pedido de desculpas público. “Errei, te acusei, foi uma acusação grave. Não tive uma posição da produção, mas como o próprio Henrique falou, se eles calaram não foi nada grave. Mas fui injusta com você. Se você está aqui, não houve agressão. Perdão por ter te agredido verbalmente com minhas palavras”, afirmou.

Expulsão

No dia 19 de outubro, Rachel Sheherazade foi expulsa do reality. Favorita ao prêmio, a jornalista foi desclassificada após afastar Jenny Miranda com a mão em uma discussão acalorada. “A Rachel quebrou uma das regras da casa ao usar a mão”, justificou Adriane Galisteu.

Naquele dia, a jornalista se recusou a fazer o trato das ovelhas alegando não ter “condições.” Irredutível, ela avisou que Jenny teria que assumir a função por ser fazendeira. A confusão se delongou até a cozinha.

Com direito a dedo na cara e gritaria, as duas seguiram trocando xingamentos. O sinal sonoro da ovelha tocou três vezes e toda a casa foi punida com 48 horas sem gás. Pouco depois, o sinal voltou a tocar, e Rachel, aconselhada por Lucas, decidiu ir cuidar dos animais.

No momento em que a dupla separava ração para cuidar das ovelhas, Jenny Miranda e Márcia Fu desceram e avisaram que iriam cuidar dos animais. Lucas disse que se a fazendeira interferisse não ficaria no local. As câmeras então foram cortadas. Foi durante este intervalo que a briga ficou ainda mais tensa.

Após o sinal voltar, Jenny foi chamada pela produção e, logo depois, foi a vez de Rachel. A jornalista demorou algum tempo e, depois, a casa foi comunicada de sua expulsão.

Relembre mais momentos:

Desistência

Após protagonizar duas discussões acaloradas com Cézar Black, Lucas Souza bateu o sino e desistiu do programa no dia 22 de novembro.

Desde o dia anterior, o ex de Jojo Todynho já cogitava desistir do reality, mas foi convencido por Márcia Fu a permanecer no jogo. Ele era um dos favoritos para vencer o programa ao lado de Jaquelline, Márcia Fu e André Gonçalves.

Naquele dia, por volta das 17h30, a casa recebeu um sinal sonoro e, por desconfiar da saída de Lucas, Jaque voltou para a sede em lágrimas e foi amparada por André e Márcia.

Na sala, a produção exibiu o aviso no telão: “O peão Lucas oficialmente desistiu da competição. Por este motivo, ele está fora do jogo. Mas a disputa segue normalmente para todos vocês. Arrumem as malas e coloquem-nas no closet”.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.