Ouvindo...

Exposição promete encontro virtual com Aleijadinho em Congonhas (MG)

Experiência imersiva com a arte barroca, que começa nesta quinta-feira (14), é é feita com realidade virtual e aumentada

Exposição de realidade virtual promete interagir com o mestre da arte barroca mineira

Já imaginou um encontro com o mestre Aleijadinho, referência da arte barroca mineira? Com a ‘Exposição Aleijadinho Virtual’ você tem a oportunidade ‘mergulhar’ na vida e obra do artista brasileiro, além de interagir com o mestre barroco do século XVIII.

A experiência, possível pela tecnologia de realidade virtual e aumentada, começa nesta quinta-feira (14), no Museu de Congonhas, na Região Central de Minas.

Realidade Virtual

Durante um encontro virtual com Aleijadinho, em meio a suas obras mais famosas, o visitante terá a experiência de se movimentar, interagir com os objetos e até mesmo esculpir um dos 12 Profetas de Aleijadinho - enquanto o Mestre o guia no ofício.

A experiência em VR tem duração de 15 minutos e é aberta a todos acima de 12 anos. Para conferir a exposição interativa gratuita é só agendar a visita neste link.

Realidade aumentada

A exposição em realidade aumentada trará dezenas de obras de Aleijadinho digitalmente em 3D. Usando a câmera de seu próprio celular, é possível ver as obras como hologramas em alta definição no próprio espaço físico da exposição. Estarão presentes obras-primas como o Cristo Carregando a Cruz e o altar da Igreja de São Francisco, além dos 12 Profetas de Congonhas. Não é necessário agendamento prévio, e a classificação é livre.

Serviço

Datas: 14 de dezembro de 2023 a 14 de janeiro de 2024

Local: Museu de Congonhas - Alameda Cidade Matozinhos de Portugal, 77 - Congonhas

Horários:

Terça-feira, das 9h às 17h

Quarta-feira, das 13h às 21h

Quinta-feira a domingo, das 9h às 17h

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde