A casa do influenciador e empresário
Renato Cariani foi alvo de busca e apreensão nesta terça-feira (12) pela
Operação “Hinsberg” realizada pela Polícia Federal. Com a repercussão do caso, usuários das redes sociais têm apontado coincidências entre o empresário e o personagem Walter White da série “Breaking Bad”. Entenda porque tem acontecido a associação, que, inclusive, inspirou o nome da operação.
A escolha do título
“Hinsberg” para operação deflagrada pela Polícia Federal faz alusão ao pseudônimo adotado pelo personagem seriado americano. Na trama, Walter White, um professor de química do Ensino Médio que resolve fabricar metanfetamina, escolhe o codinome Heisenberg para negociar a droga no mercado ilegal dos Estados Unidos. O nome é uma homenagem ao físico Werner Heisenberg, que ganhou o nobel de física pela criação da mecânica quântica.
Na vida real,
o Influenciador Renato Cariani, também é professor de química e sócio de uma empresa química no município de Diadema, na região metropolitana de São Paulo. Ele está sendo acusado pela Polícia Federal de participar de um esquema fraudulento de emissão de notas fiscais por empresas que possuem permissão para vender produtos químicos em São Paulo.
De acordo com a Polícia, a quadrilha usava “laranjas” para depósitos de dinheiro em espécie como se fossem funcionários de multinacionais. A corporação informou que foram identificadas 60 transações que renderam cerca de 12 toneladas de produtos químicos, como fenacetina, acetona e éter etílico.
Segundo as autoridades, a quantidade de produtos corresponde a mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontas para o consumo.
*Com informações de Ederson Hising