Ouvindo...

Morre DJ Mark the 45 King, produtor de Eminem e Jay-Z, aos 65 anos

Mark the 45 King é precursor do ‘sample’, técnica que usa trechos de músicas em novas canções

Pioneiro do rap, DJ Mark the 45 King, produtor de Eminem e Jay-Z, morreu nessa quinta-feira (19) aos 65 anos. Ele é um dos grandes precursores do “sample”, que usa trechos de canções em novas músicas. A causa da morte do artista não foi divulgada.

Mark Howard James nasceu no Bronx, em Nova Iorque, e usa o nome The 45 King para referir-se ao gosto por discos antigos. Nas redes sociais, Eminem desabafou sobre a morte do artista. “As lendas nunca acabam”, escreveu. “Stan”, um de seus hits que foi lançado em 2000, foi produzido pelo rapper.

Em 1989, Mark the 45 King lançou “All Hail the Queen”, de Queen Latifah, sendo este um dos primeiros trabalhos que ganharam repercussão. Ela também lamentou a morte do amigo. “Ele acreditou em mim antes de qualquer outra pessoa. Ele tocou todas as vidas que encontrou”, iniciou.

“Nunca vi ninguém como ele, que queria que todos ao seu redor vencessem. Seu espírito era mágico e certamente viverá para sempre”, finalizou.

Além de Eminem, Mark the 45 King trabalhou em um remix de Madonna - “Keep It Together” - e de Jay-Z - “Hard Knock Life (Ghetto Anthem)”.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.
Leia mais