O dono do conglomerado de luxo LVMH - que tem as marcas Louis Vuitton, Dior e Givenchy no catálogo, Bernard Arnault, é alvo de uma investigação por suspeita de lavagem de dinheiro. O bilionário é o segundo homem mais rico do mundo.
A investigação também coloca na mira o oligarca russo, Nikolai Sarkisov. Segundo o jornal francês “Le Monde”, os dois empresários estão envolvidos em um esquema no qual Arnault comprou propriedades em uma região dos Alpes, fazendo a aquisição por meio da empresa de Sarkisov, a Lá Flèche
As informações foram obtidas a partir de um relatório feito pela unidade de inteligência financeira do Ministério da Economia da França. Conforme divulgado pelo Le Monde, Arnault comprou, em 2018, 14 propriedades na região por € 18 milhões a partir de uma rede de empresas localizadas da França, Luxemburgo e Chipre. No entanto, oficialmente, a compradora era a La Flèche, de Sarkisov.
Na época, o empresário francês teria transferido € 18,3 milhões para Sarkisov a fim de financiar a compra dos imóveis. O objetivo do esquema seria esconder a origem exata dos fundos e, segundo os investigadores, “disfarçar o beneficiário efetivo de todas essas operações, ou seja, Bernard Arnault”.
(Sob supervisão de Maria Clara Lacerda)