Ouvindo...

Cissa Guimarães comenta sobre morte do filho, Rafael Mascarenhas: ‘treze anos não são 13 dias’

Rafael Mascarenhas morreu em 2010, após ser atropelado, mas envolvidos só foram presos este ano

Rafael Mascarenhas, morto aos 18 anos, e a mãe, Cissa Guimarães

A atriz e apresentadora Cissa Guimarães se pronunciou, neste domingo (3) sobre a prisão dos dois homens condenados pelo atropelamento que matou o filho dela, Rafael Mascarenhas, em 2010.

Rafael Bussamra, que estava dirigindo, vai cumprir três anos e seis meses pelo crime de homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Inicialmente, a pena era de 12 anos e nove meses. Já seu pai, que o acompanhava, vai cumprir três anos e 10 meses por corrupção, em regime semiaberto, por tentar corromper policiais para acobertar o filho. A pena inicial era de oito anos e 11 meses.

Rafael e Roberto já haviam sido condenados e presos em regime fechado em 2015. Os dois tiveram a pena reduzida e alterada para regime semiaberto em 2016, mesmo ano em que a prisão foi convertida em restrição de direitos, ou seja, prestação de serviços comunitários e limitação de fins de semana. O recurso da defesa transitou no STJ e STF desde 2019 e, agora, a pena será mais uma vez alterada.

“Treze anos não são 13 dias. É um alívio a justiça ser feita. E, vencer essa batalha, que eu acho que já tinha que ser vencida há tanto tempo... Mas eu nunca desisti, nunca mesmo. É reviver tudo de novo. Tudo de novo. É reviver exatamente, literalmente, tudo de novo. Eu sei que nada vai trazer meu filho de volta, mas essa justiça precisa ser feita”, afirmou Cissa, emocionada, em entrevista ao Fantástico.

Rafael Mascarenhas morreu após ser vítima de um atropelamento, em 20 de julho de 2010, quando tinha 18 anos. O jovem, filho da atriz e apresentadora Cissa Guimarães, estava andando de skate no Túnel Acústico, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. Conforme divulgado pela polícia à época, o túnel estava interditado para manutenção no momento.

Com informações da repórter Maria Clara Lacerda