Há um quadro em minha casa que une o ator Victor Fasano à atriz Nastassja Kinski. Ele está vestido como José, e ela representa a Virgem Maria, enquanto o Menino Jesus descansa em seu colo. Essa pintura um tanto pitoresca dá a medida do tamanho que Victor Fasano atingiu na teledramaturgia brasileira. Em seu auge, ele foi o principal galã das nossas novelas.
No entanto, ao longo da carreira, Victor Fasano ficou mais conhecido por suas polêmicas do que pelos trabalhos realizados frente às telinhas, com posições não raro extremadas. Aproveitamos o aniversário de 65 anos que Fasano completa para relembrá-las.
Homossexualidade
Os boatos em torno da homossexualidade de Victor Fasano sempre o rondaram, mas o ator jamais se prontificou a esclarecer a dúvida. Em 1995, ele concedeu uma entrevista à revista Veja que trazia o provocativo título “Eu não sou gay”. Questionado pelo repórter, ele primeiro saía pela tangente, para depois dar declarações de cunho homofóbico. “Não conheço nenhum casal homossexual feliz”, dizia. Tal entrevista rendeu um processo de Victor Fasano contra a revista.
Nazismo
A mesma entrevista trazia outro trecho ainda mais polêmico. Durante a pergunta sobre a homossexualidade, o ator se saiu com esta: “Minha sexualidade não é da conta de ninguém, como não interessa a ninguém saber se eu sou nazista ou não”, diz ele. O jornalista questiona: “Você é nazista?”. Fasano, então, responde: “Algumas ideias nazistas são excelentes”, e começa a falar sobre a criação de espécies, que provaria que, nesse ponto, “Hitler tinha razão”. Foi um escândalo...
Tapa na cara
Em 2004, Victor Fasano desferiu um violento tapa na cara de Rodrigo Scarpa, conhecido como o Repórter Vesgo do programa “Pânico na TV”, exibido pela RedeTV. Na ocasião, Fasano se irritou com o trocadilho feito pelo repórter, que o abordou da seguinte maneira: “Victor, faz anos que eu não vejo você”. O caso foi parar na Justiça, mas Fasano não demonstrou arrependimento. Em entrevistas posteriores, disse que “o tapa contra o repórter havia sido bem dado”.
Bolsonarista
Após a vitória do presidente Lula nas eleições de 2022, Victor Fasano saiu do armário e assumiu ser partidário do ex-presidente. Bolsonarista, ele apareceu acampado em frente a quartéis pedindo intervenção militar e questionando a confiabilidade do sistema de votação eletrônico brasileiro, repetindo o discurso do candidato derrotado, ao lado de colegas como Cássia Kiss e Maurício Mattar.
Fim de carreira
Em 2016, depois de participar da série “Conselho Tutelar”, da Record, Victor Fasano anunciou a aposentadoria da TV para se dedicar à causa ambiental. Ele já estava fora da Globo desde 2009, quando integrou o elenco da novela “Caminho das Índias”. Desde então, Fasano tem se dedicado a divulgar sua causa e aparecido em programas de influenciadores da internet nas plataformas.