Foi durante um quadro do programa ‘Mais Você' que a repórter Juliane Massaoka acabou descobrindo uma doença crônica. Enquanto contracenava com Ana Maria Braga, ela teve dificuldades em colocar botas de calça jeans, consideradas da moda.
Diante do episódio, alguns espectadores e pessoas próximas enviarem mensagens para Juliane, alertando que ela poderia sofrer de lipedema, doença que gera acúmulo de gordura em alguma região do corpo, normalmente nas pernas.
Ao consultar médicos, Juliane recebeu o diagnóstico positivo para a doença. Na ocasião, contou que desde a adolescência se incomodava com a desproporcionalidade nos membros inferiores.
Caracterizada como uma doença crônica, em que as células de gordura concentram-se de forma descontrolada no corpo, a lipedema pode levar à deformação e, em casos mais graves, impedir a movimentação da pessoa, em razão da intensidade da dor.
“Ia fazendo dietas, perdia 5, 10 quilos, e a gordura tava ali ainda”, declarou Juliante, após tomar ciência da doença. Embora tenha semelhanças, a lipedema se diferencia da obesidade justamente pela presença da dor nos casos mais graves da doença.